domingo, 27 de julho de 2008

Psi20 - Entre os 8000 e os 8850...

O índice português definiu no curto prazo dois níveis importantes, um suporte nos 8000 e uma resistência nos 8850 pontos! Os 8000 pontos são historicamente um nível importante para o índice português, foram suporte e resistência em 2001 e 2002 e voltaram a ser uma resistência muito importante em 2004 e 2005, a meio do bull market anterior!

Estes dois níveis serão agora a referência para o curto prazo, a quebra do suporte significará o continuar das quedas, a quebra da resistência abre espaço para algumas subidas, funcionando também como um primeiro sinal de inversão dos mercados, embora esteja ainda longe de ser suficiente para se declarar o fim do bear market!

Penso que estamos numa situação de indecisão, por um lado os mercados estão ainda longe de ter afastado o medo das quedas que o têm dominado, por outro haverá muitos que acreditam que as fortes quedas trouxeram boas oportunidades que provavelmente não se repetirão. Muitos já apostaram nisso nos mínimos de Março, no curto prazo foi rentável mas, para quem entrou para manter a prazos mais longos, acabou verificar que melhores oportunidades estariam ainda para vir!

Neste momento parece-me preferível aguardar por situação técnica mais definida, até porque muitos títulos e o próprio mercado deram alguns sinais de inversão no curtissimo prazo. Ainda assim poderá haver uma situação pontual em que possa fazer algum sentido entar, conscientes de que os mercados estão numa situação técnica longe da ideal...

Penso que faz algum sentido deixar hoje a seguinte nota: Desde que criei o blogue tenho estado quase sempre bear, e tenho dito sucessivamente que não devemos ter posições longas. A questão é que, na minha opinião, é isso que em mercados bear devem fazer aqueles que usam a AT e investem somente em posições longas. A criação do blogue coincidiu com a entrada dos mercados numa fase bear, embora ainda ninguém tenha conseguido provar que tenha sido ele que esteve na origem do mesmo :))

Hoje não vou destacar nenhum título, talvez o faça durante a semana, se tiver tempo!

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Indefinida
Médio prazo: Baixa
Longo prazo: Baixa

POSIÇÕES
Médio/Longo prazo: Portucel (vendi a posição na Ren, no tópico deste título no forum do caldeirão de bolsa expliquei porquê)
Curto prazo: 100% líquido

Boa semana para todos

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Artista, depois de ler atentamente a sua opinião relativamente ao estado dos mercados bolsistas, concluo que nesta altura não se consegue defenir qual o melhor investimento: curto ou medio ou longo prazo. Até porque as analises da maior parte de analistas e finaceiros, se contra-diz, ou seja: enquanto uns dizem que o psi20 vai continuar em bear até principio do segundo semestre de 2009, outros falam numa recuperação mais breve. Se investirmos em curto, para ganhar umas migalhas teremos que investir uma grande soma de investimento, pois com tão pouca liquidez não tem outra forma, sempre com o risco presente de ter uma queda acentuada. Se investirmos em longo, bem...fica a dúvida: será que temos que aguardar mais quedas? para entrar "mais baixo"?
Numa tentativa de ganhar uns cobres na SonaeInd. entrei a 2.84, pois pensei que sendo o suporte desta a 2,40 iria passar a resistencia dos 3,00...Azar! não passa nem vai passar tão depressa, pena não as ter vendido a 3,24.
Enfim...Um abraço

artista disse...

Olá "anónimo" :)

Interpretaste bem o que penso, vou apenas acrescetar algums notas:

Na minha opinião, aqueles que investem só com posições longas, devem ficar fora do mercado enquanto este não der sinais de inversão, enquanto a tendência se mantiver de baixa, o maior problema é conseguir ficar fora tanto tempo... desta forma, quando entramos contra a tendência dominante devemos ter consciência de que estamos a correr mais riscos e devemos fazê-lo apenas em situações específicas e correndo poucos riscos...

Neste momento os mercados estão um bocado indefinidos no curto prazo, por isso até entradas curtas me parecem arriscadas, mas sem dúvida que, em mercados em queda, faz todo o sentido andar à procura de situações para "shortar", da mesma forma que em mercados a subir devemos procurar situações de entradas longas!

Um abraço