domingo, 13 de julho de 2008

Psi20 - Mais do mesmo...

Mais uma semana “negra” na bolsa portuguesa, o ressalto, de que falei na semana passada, aconteceu realmente mas penso que as probabilidades de já ter terminado são grandes. O Psi-20 fez, no gráfico semanal, nove velas negras consecutivas, algo que não encontro no bear Market de 2000/2003. Ainda assim, no gráfico mensal, encontro algumas situações com 7/8 velas negras consecutivas, algo que ainda não tivemos agora.

O exposto anteriormente serve apenas como referência, em situação alguma podemos ter garantias de que os padrões se repetirão.

Se considerarmos valores de fecho o índice Psi20 fechou a semana em novos mínimos, empurrada, nas últimas sessões, pela menos provável Galp. Não tenho muito a acrescentar relativamente à semana anterior, na minha perspectiva, continua a ser muito arriscado assumir posições longas, de curto/médio prazo, no mercado. O índice continua a não dar grandes sinais de força e, embora possam existir algumas oportunidades de curto prazo, as probabilidades e os riscos estão claramente contra este tipo de posições. A seguir analisarei a banca para melhor se perceber o que penso de entradas neste momento.

TÍTULOS EM DESTAQUE
Esta semana vou falar da banca, o destaque surge apenas porque assumi, quase sem querer, uma pequena posição no Banif, no final da semana passada. Tecnicamente os títulos da banca estão a testar os mínimos anteriores, fizeram um pequeno ressalto no início da semana e voltarão aos mínimos no final (uns estão em mínimos outros estão perto). Este facto leva-me a fazer uma reflexão que me parece interessante. Por vezes este voltar aos mínimos antecede um ressalto mais forte do mercado, vem cá abaixo verificar que os vendedores perderam força nesse ponto e aparecem os compradores.

Desta forma, à partida, poderá fazer sentido entrar perto dos mínimos e colocar um stop um pouco abaixo (por exemplo, no Banif, entrar a 1.69/70 e colocar um stop nos 1.65). O risco ronda os 3%, e o potencial, caso haja um ressalto maior, será de 15/20%. O problema é que, na minha opinião, as probabilidades de o ressalto já ter terminado, e virem aí novos mínimos, são muito superiores ás da ocorrência de um ressalto maior. Assim, penso que houve alguma precipitação da minha parte, digamos que este caso está no limite (ou ligeiramente fora dele) do aceitável na minha estratégia, o potencial é claramente superior ao risco, mas as probabilidades de sucesso são muito inferiores.

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Baixa;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo; Baixa;

POSIÇÕES
Médio/longo prazo: Portucel e Ren;
Curto prazo: Banif;

Boa semana e bons negócios

3 comentários:

Anónimo disse...

O Banif está a subir bem fiseste bem em comprar.

CR

artista disse...

Olá CR,

Infelizmente já vendi o banif, o stop foi accionado e saí... é um bocado frustrante mas sei que estas coisas fazem parte do "jogo", entre o pouco que perdi e o muito que estou a deixar de ganhar, vai uma diferença considerável!!

Sendo certo que não ponho a hipótese de não colocar a accionar stop's, posso reflectir se haverá algo que posso alterar para evitar que isto aconteça... que aconteça menos será possível, mas que não aconteça não me parece!

A sorte e o azar também têm alguma influência, no entanto no final a influência destes factores será mínima já que haverá outros casos em que a sorte será amiga! Mas aqui não foi, dois dias antes de entrar no Banif estive perto de entar na Sonae, e neste caso o stop não seria accionado... e no caso do Banif foi accionado por "milímetros"!

Bons negócios

Unknown disse...

Bom dia artista,

Muito bom o teu blog.

PS: de facto é plausível um ressalto aqui mas tb é perigoso negociá-lo.

Abraço,

Dax Speculator