quarta-feira, 18 de junho de 2008

1. A minha estratégia - Introdução

Vou iniciar aqui um conjunto de artigos que formarão um conjunto de ideias que considero essenciais para a definição de uma estratégia de investimento. Embora todas elas tenham um carácter geral, obviamente estão intimamente ligadas à minha própria estratégia!

A definição de uma estratégia é fundamental para quem quer investir nos mercados de capitais, sem ela o nosso sucesso ficará excessivamente dependente das nossas emoções, em última análise, ficamos reféns do chamado "factor sorte"!

Sem uma estratégia ficamos demasiado dependentes das nossas emoções e, muitas vezes, nem sequer temos consciência disso. Tendencialmente, quanto mais carga emotiva for retirada da nossa forma de investir maior serão as nossas probabilidades de sucesso... e menor o stress que teremos que suportar.

Uma estratégia pode ser definida de muitas formas, mas é importante ter uma, e quanto mais simples e objectiva melhor. Como costumo dizer, se descobrisse que algo muito simples como, por exemplo, comprar quando faz sol e vender quando chove, dava bons resultados, não quereria outra estratégia, tal a simplicidade e objectividade desta. Infelizmente ainda não consegui definir uma estratégia com este tipo de simplicidade, razão pela qual me socorro de alguns mecanismos que aqui descreverei nos próximos artigos.

Assim, nos próximos artigos irei, um a um, enunciar os mecanismos que considero importantes na definição de uma estratégia, aqueles que considero essenciais para quem se quer aventurar, com sucesso, no mundo das bolsas. Estes artigos poderão ser reformulados no futuro, se achar que será necessário introduzir mais algum mecanismo ou considerar importante introduzir alterações nos mecanismos que uso. Para já acho importante definir os seguintes:

1. Prazo de investimento;
2. Stops;
3. Pontos de Entrada/saída;

Gostava ainda de referir que um dos objectivos destes artigos (e o blogue em si) é o de organizar as minhas próprias ideias sobre os mercados, o facto de ter de explicar a minha estratégia obriga-me a reflecti-la de uma forma mais profunda. Para melhorar este processo conto também com alguns comentários que ajudem a melhorar tudo o que for possível.

Bons negócios

Artigos relacionados:
2 - Prazo de investimento
3 - Os stop loss
4 - Pontos de entrada - A referência

9 comentários:

Unknown disse...

Ola artista ha muito que leio os teus comentarios principalmente no caldeirao.
Gostava de saber o que te leva a teres uma posiçao de longo prazo na Portucel, é pelos fundamentais,prespectivas de crescimento etc?
Nota: tambem tenho posiçao na Portucel
Cumps

artista disse...

Olá Miguel, para responder à tua pergunta vou precisar de algum tempo que agora não tenho... para as privatizações e OPV's defino normalmente estratégias específicas, para a Portucel defini uma de longo prazo que, quando tiver tempo, explicarei melhor...

um abraço

Anónimo disse...

Artista

Também acompanho os teus comentários no fórum do caldeirão os quais sigo atentamente e com os quais tenho ganho algum know how.
Sou novo nestas andanças, começei pela OPV da EDPRenováveis e desde então que ganhei um "bixinho" pela bolsa.
Aguardo ansiosamente as tuas "dissertações bolsistas"!

Melhores cumprimentos

MAM

artista disse...

MaM, obrigado pelo comentário... aprender dá trabalho e temos de ser nós mesmos a construir a nossa própria forma de estar no mercado! Boa sorte para o teu processo de aprendizagem, eu continuo o meu! :)

Voltando à minha posição a longo prazo na Portucel, como disse estabeleci a seguinte estratégia na OPV em Novembro de 2006: Para a Galp e Portucel entrei a médio/longo prazo com stops que sinceramente já não me lembro bem a que valores estavam porque em nenhum dos casos foram accionados, nem estiveram sequer perto de o ser...

No caso da Portucel acabei por ter mais acções do que previa (poucas mais) e vendi imediactamente as que não queria com algumas mais-valias! depois segui a minha estratégia, vendi a 2.78 2/5 da posição em Fevereiro de 2007 e fiquei com a restante posição a longo prazo... neste momento as acções que detenho estão a um preço a rondar os 1.90, não contando com as mais-valias obtidas nas partes já vendidas...

Esta posição é uma aposta de longo prazo porque me parece uma empresa que tem tudo para crescer muito, e não estava cotada a preços altos, talvez não tenha comprado a um preço de pechincha mas parece-me que comprei a um preço acessível, tendo em conta indicadores apresentados por outras empresas do sector...

Ainda assim, eu sinto-me muito mais confortável a investir a curto ou médio prazo, com base na AT (analise técnica) e esta posição tem um certo carácter experimental, no final farei uma reflexão sobre a mesma e poderei chegar à conclusão que não vou mais investir desta forma... a minha estratégia pressupõe esperar pelo menos até 2010, quando a nova máquina já estará em funcionamento, e fazer nessa altura uma reavaliação da posição...

Entretanto os mercados entraram numa fase complicada que, a prolongar-se, poderá levar as cotações a cairem ainda mais e, para dizer a verdade, já me passou algumas vezes pela cabeça sair. O que mais me tem impedido de o fazer, nem é a minha confiança nos fundamentais da empresa, é o facto de não gostar mesmo nada de alterar uma estratégia previamente estabelecida, se alguma coisa se alterasse nos fundamentais da empresa fazia sentido sair, mas assim não...

De qualquer forma provavelmente não teria esta posição se ela não resultasse de uma privatização em que já retirei dela mais-valias significativas, é uma posição que jamais colocará em causa a rentabilidade da minha carteira...

Bom, espero ter sido útil, pelo menos tenho aqui explicada esta minha posição, ás vezes tenho de responder a alguns comentáiros sobre ela, assim é mais fácil, remeto para este link! :)

cumprimentos

Anónimo disse...

Olá artista.

Antes de mais os meus parabéns pelo teu blog e pelos teus post's no Caldeirão.

Sendo um aprendiz na análise dos movimentos de bolsa (como tal tenho muitas dúvidas), gostaria de saber a tua opinião sobre alguns movimentos e os sinais técnicos que eles te transmitem:

Suponha um determinado título X com liquidez:

1º X está bull e faz um movimento de alta com um aumento significativo do volume:
Penso que é um sinal claro de interesse comprador
Como medes a probabilidade de:
a) continuar a subida nos próximos dias (como corolário do interesse comprador);
b) existir uma axaustão na descida e definir um fundo para o médio prazo;

Exemplo da Galp nos dias 8 Nov 2007
Exemplo da Galp nos dias 21 Mai 2008.

2º O inverso:
X está Bear e faz um movimento de Baixa com um aumento significativo do volume:
Penso que é um sinal claro de interesse vandedor
Como medes a probabilidade de:
a) continuar a descida nos próximos dias (como corolário do interesse vendedor);
b) existir uma axaustão na descida e definir um fundo para o médio prazo;

Exemplo SONI 11 Jan 2008

Exemplo BPI 12/13 Fev 2008

3º X está bull e faz um movimento de baixa com um aumento significativo do volume:
Novamente um sinal de interesse vendedor
Como medes a probabilidade de:
a) continuar a descida(nos próximos dias);
b) ser um mero movimento correctivo;

Exemplo da Galp 20 Jun 2008

4º X está bear e faz um movimento de alta com um aumento significativo do volume:
Um sinal de interesse comprador
Como medes a probabilidade de:
a) continuar a subida(nos próximos dias);
b) ser um mero movimento correctivo;

Exemplo da SONI 22 Abril 2008


As minhas desculpas por tantas perguntas, mas hoje tive coragem para perguntas

jjoliveiramath

artista disse...

Olá jjoliveiramath, obrigado pelo comentário inicial e não te sintas inibido por perguntar...

São realmente muitas perguntas, mas vou dizer-te uma coisa que responde de uma forma genérica a todas elas! Eu parto sempre do princípio que não sei como vão evoluir os mercados, nem no próximo ano, nem no próximo mês, semana, dia, hora ou minuto! Mas sei que quando a tendência é de alta as probabilidades de ganhar são muito maiores que as de perder, com uma tendência de queda obviamente o raciocínio é contrário...

A muitas das tuas perguntas encontrarás resposta na minha estratégia que ainda só coloquei o artigo de introdução e mesmo assim ainda o quero reformular...

1. Acho que a alinea b) não era bem aquilo que querias escrever(?!)... não é fácil definir targets, mas é muito importante definir o que vamos fazer quando entramos, a resposta à tua pergunta está muito ligada ao prazo definido para o trade, se for de curto prazo, posso sair com um sinal de fraqueza, uma vela negra num movimento de subida muito forte por exemplo (ainda assim é difícil explicar porque eu analiso caso a caso) se for e médio ou longo prazo já não será assim... o que acho mais importante é termos as regras do "jogo" definidas à partida, antes de entrar, as regras podem ser flexiveis mas não devem ser alteradas, ou seja, pode estar prevista já alguma flexibilidade de acordo com determinados parametros, mas não devemos alterar os aspectos mais importantes, por exemplo, o stop!

2. Quando um título está nestas condições eu sei que não devo entrar, nem me preocupo em avaliar as probabilidades de inverter... em alguns casos muito específicos consigo entrar (ás vezes digo que é para manter a adrenalina) com stops muito apertados, mas sei que os riscos são maiores...

O fundo no médio prazo de uma forma geral é definido quando o título consegue fazer um fundo mais alto que o anteiror, seguido de um topo também mais alto que o anterior (pivot de alta), ainda assim isto acontece em muitos casos em que estamos apenas na presença de uma correcção em alta de um movimento de queda mais forte, aconteceu com alguns títulos agora (Altri, Cimpor, Novabase, etc) mas a maioria voltou a cair. Ainda assim há outro dado importante, o psi20 não chegou a inverter e esse é um indicador importante... Seja como for o stop é imprescindível, se não se confirmar a inversão ele trata de proteger o nosso capital! Eu diria que enquanto o índice não inverte, devemos ter cuidados maiores, evitar entrar e se o fizermos devemos ser ainda mais cautelosos...

3 e 4. Acho que já respondi mais ou menos nos pontos anteriores. A Soni nunca chegou sequer a fazer um pivot de inversão, como fizeram muitos outros títulos... por isso nunca deu sequer um sinal minimo de entrada!

Quando um título está em alta e corrige depende do gráfico e da posição que tenho, da estratégia definida para a mesma...

Outra coisa que é importante perceber é que não devemos querer que a AT seja muito clara em todos os títulos, se um título está numa situação técnica de difícil leitura, não o devemos negociar, se não estamos a perceber os movimentos porque havemos de arriscar o nosso capital no mesmo, há muitos outros títulos no mercado!

Bem, acho que já chega :)

um abraço e bom fim-de-semana

Anónimo disse...

boa tarde gostei muito do blog, tenho de vir ca mais x para aprender :)
O que se passa com a Portucel?? ja está nos 2 euros! tem vindo a baixar o valor da cotação... há algum motivo?

cumps

artista disse...

Não sei, posso-te dizer que se esta posição não fosse de longo prazo há muito tempo que não a teria...

Com a empresa não se passa nada de mau, mas os mercados e as economias entraram em fase deprimida, se esta continuar é bastante provavel que os títulos prolonguem as quedas também...

Anónimo disse...

Olá Artista,
muito obrigado pelas respostas.
Fico a aguardar os teus artigos

um abraço
jjoliveiramath