terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Teste aos investidores

É nas fases difíceis que verdadeiramente se percebem as capacidades de um investidor de bolsa! Esta é uma ideia que defendo há algum tempo nos fóruns e que está agora mais do que actual, os mercados atravessam um período conturbado e agora ela pode ser verdadeiramente percebida e assimilada, sobretudo pelos mais inexperientes!

Sempre defendi esta ideia em todas as actividades, umas mais outras menos, e costumo até dar o exemplo do futebol. Todas as equipas tem fases menos boas ou más, mas as melhores ultrapassam-nas mais depressa e mais facilmente, da mesma forma que num grande jogador se notam menos as fases de má forma.

Voltando aos mercados, nas fases Bull todos ganham, mesmo que cometam muitos erros, o mercado está favorável e raramente penaliza más decisões, uns mais outros menos os investidores vão multiplicando o seu capital sendo, muitas vezes, a sorte que determina a sua maior ou menor rentabilidade.

Mas quando o mercado cai, normalmente fá-lo de uma forma rápida sendo implacável para quem não está preparado para lidar com essa situação, e mesmo para os que devendo estar não conseguem cumprir a sua estratégia, nem naqueles aspectos que têm tanto de básico como de fundamental.

Isto leva-me a outra ideia que defendo, a qualidade mais importante para um investidor de bolsa ter sucesso é a capacidade de controlar as suas emoções! Claro que um investidor precisa de muitas outras coisas mas parece-me que se não conseguir controlar as emoções jamais conseguirá ser disciplinado, tornando inúteis os conhecimentos e experiências acumuladas que lhe permitiram definir uma estratégia que tinha tudo para ter sucesso…

Todos nós somos mais ou menos emocionais e todos temos maior ou menor dificuldade em controlar essas mesmas emoções. Para começar parece-me imprescindível que cada uma seja capaz de identificar rapidamente quando perde esse controle, e isso não me parece difícil, porque acontece sempre que tomamos decisões não enquadráveis na nossa estratégia (é claro que isso pressupões a existência de uma, se não existe o problema é ainda mais grave e de difícil resolução), que resultaram apenas de uma decisão do momento.

Quando isto acontece a minha opinião é que devemos anular imediatamente essa decisão assumindo o erro e as perdas ou ganhos respectivos. Nos casos em que perdemos completamente o controle das nossas emoções devemos desenvolver estratégias que nos permitam recuperar o controle da situação. Nós não somos todos iguais mas eu sugeriria que não se acompanhem os mercados durante uns dias, fica-se de fora e tenta-se esquecer que os mercados existem, eu normalmente até nem gosto de acompanhar muito a evolução das cotações, diz-me a experiência que, quando o faço, são mais as vezes em que tomo más decisões que o contrário!

Bons negócios !

Sem comentários: