sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Psi20 - Poderemos estar perto de uma inversão de curto prazo...

O Psi20 não teve até agora força para ultrapassar a zona dos 8850 pontos onde definiu uma resistência importante no curto prazo, esta semana corrigiu até cerca de 50% do movimento de subida anterior (8000-8850) fechando hoje nos mínimos da semana.

Na analise anterior não falei da divergência que podemos observar no Rsi14, embora ela esteja indicada no gráfico que apresentei. Esta divergência continua a manter-se depois das correcções desta semana, o que me coloca mais optimista que anteriormente. Podemos observar uma divergência idêntica nos mínimos de Janeiro e Março que originaram um movimento de alta significativo!

Ainda assim é um optimismo moderado, penso que mais importante é observar o suporte dos 8000 e a resistência dos 8850, uma quebra de qualquer um destes será determinante para o próximo movimento, de alta ou de baixa. Mas esta divergência deixa-me, pelo menos, mais atento a títulos com posições de entrada interessantes, digamos que me darão alguma confiança, tendo em conta o grande contra que é estarmos num mercado com tendência de baixa clara...

De qualquer forma é importante determinar bem os pontos de entrada, colocar bem stops e, como já disse algumas vezes, em caso de dúvida ficar fora será o mais indicado. Não nos podemos esquecer que mesmo em bull market há títulos que descem e alguns sobem muito mais que outros. Além disto não nos podemos esquecer que, até prova em contrário, estamos em bear market e, mesmo que venhamos a ter um movimento de subida apreciável, continuaremos a precisar de mais alguns elementos para considerar que o urso hibernou de vez...

Para concluir convém não esquecer que não estamos longe dos mínimos, os mais cautelosos deverão esperar por uma quebra dos 8850 pontos. Uma quebra dos 8000 pontos levará, muito provavelmente, o mercado a mais um movimento correctivo acentuado...

Esta deve ser a analise mais optimista que faço desde que criei o blogue, é para ver se arranjo mais "clientes" :)))

TÍTULOS EM DESTAQUE
(Estes títulos não pressupõem um aconselhamento de compra, neste capítulo pretendo apenas falar de títulos que se destaquem por alguma razão, que até pode ser negativa)
Hoje vou destacar um título que tenho alguma dificuldade em entrar devido ao volume muito baixo, mas os sinais técnicos de entrada estão lá escarrapachados!! Estou a falar da Novabase que quebrou, com volume nitidamente acima da média, resistência dos 4.80/85 que, desde início de Maio tinha impedido o título de continuar o seu movimento ascendente! Muitos perguntarão, então o título já subiu mais de 100% desde os mínimos e agora vou entar nele? pois, mas estando eu a falar de posições de curto/médio prazo é nos sinais de força que devo entrar, e a Novabase já deu muitos desde que fez mínimos em Maio.

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Lateral
Médio prazo: Baixa
Longo prazo: Baixa

POSIÇÕES
Médio/longo prazo: Portucel
Curto prazo: 100% líquido

Boa semana para todos

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Artista, boa tarde.
Hoje não vim ao seu blog apenas para ler a sua analise,ao qual eu sigo fielmente ao longo do mês, e sigo atentamente os seus bons conselhos de analise, pois tais são como "agua no deserto" para quem está "verdinho" nos mercados bolsistas como eu.
Quero-lhe pedir um conselho referente à seguinte questão que me atormenta: entrei na SONI em curto a 2.83, sabendo que a resistencia desta seria aos 3,00, passou e rumou aos 3.24, por falta de experiência, não coloquei o stop desta. num abrir e fechar de olhos, esta caiu-me aos 3,11 e eu mesmo assim não as vendi. No dia seguinte cometi o maior erro: não voltei a colocar stop e estas foram inevitavelmente descendo. Descendo de tal forma que mais uma vez cometi o maior erro de todos: não assumir a perca, e com isso "entalar" 1000k nesta. a minha dúvida é a seguinte: vendo imediatamente e assumo uma vez por todas o meu primeiro erro, ou reforço esperando que estas sigam ao ponto de suporte de 2,40?
Agradeço desde já, pois a sua opinião é muito importante para mim antes de resolver algo.
Um Abraço, Miguel.

artista disse...

Olá Miguel,

Em primeiro lugar uma das coisas que defendo para quem quer investir em bolsa é que deve definir bem o que vai fazer antes de entrar, deve estar tudo definido ao pormenor...

Ou seja, deves difinir em primeiro lugar o prazo de investimento (podes ver na minha estratégia é o primeiro factor que defino, os outros ainda não os publiquei) e depois tudo aquilo qu for possível... neste caso da Soni entraste "longo" a curto prazo! O ponto de entrada não me parece muito indicado porque o título já tinha subido bastante dos mínimos e, se colocasses um stop, um pouco abaixo, podia muito bem ser activado numa correcção intraday (durante o dia, mesmo que o título depois subisse)! A tua entrada penso que seria mais justificada se os mercados estivessem Bulll...

De qualquer forma entraste e as coisas até correram bem porque o título ainda subiu bastante... nestes casos jamais devias deixar a posição ficar perdedora, a não ser que tivesses entrado a longo prazo, mas o grande erro é o que está relacionado com o que escrevia atrás, entraste um bocado à sorte e sem nada definido e ficas obviamente preso pelas tuas emoções, pelo medo e pela ganância, isso é normal para todos mesmo para os mais experientes, só que estes já aprenderam a lidar com as emoções... a forma que eu penso ser a melhor e mais indicada é, como disse, ter tudo estabelecido antes de entrar!

Evidentemente que termos tudo estabelecido não nos vai fazer acertar sempre, não há nada que consiga isso em bolsa, mas torna o processo mais racional, muito menos stressante e mais objectivo, e à medida que vamos evoluindo a nossa aprendizagem acaba por nos dar retornos consistentes...

Bom isto é o que eu penso em termos gerais, o que deves fazer, o que fizeste mal neste caso... relativamente à Soni eu passo mais tarde para te escrever alguma coisa, este fim-de-semana estou muito ocupado, depois de olhar melhor para o gráfico, de qualquer forma penso que há muita coisa que terás de ser tu a decidir de acordo com o teu perfil (tens de aprender a melhor forma de estares no mercado que pode ser bastante diferente da minha)... eu não te vou dizer que a Soni vai subir ou descer porque não sei, nem ninguém sabe, irei apenas tentar colocar alguma ordem no raciocínio para que possas avaliar melhor o que deves fazer, mas em última análise serás tu a ter que tomar a decisão de vender ou não...

até logo...

um abraço

Anónimo disse...

Olá Artista,

Muito obrigado pelo seu conselho, vou ficar na espectativa, esperando mais alguns conselhos seus. Desculpe o incómodo, mas é com pessoas como o Sr. que nós vamos aprendendo.
Vou-lhe dando noticias antes de fazer disparates.
P.s. deixou-me com agua na boca, relativamente à NOVABASE, estive a ver a A.T. e fiquei maravilhado.
Até breve, um abraço deste seu aluno de bolsa...Miguel.

artista disse...

Olá Miguel, Em primeiro não precisas de me chamar por Sr, sou muito novo para me chamarem assim, mas mesmo quando for mais velho não gostarei que me chamem por senhor... esse está no céu :)

Já agora, deves frequentar os foruns de bolsa e ir aprendendo com várias pessoas, rapidamente te apercebes de quem tem raciocínios mais conseguidos e bem definidos... alguns vão influenciar-te mais que outros porque a tua forma de pensar se aproxima mais de uns que doutros... aqueles a quem fores fazendo perguntas ou trocando idéias também vão aprendendo, nem que seja pelo facto de terem de reflectir mais profundamente no que te estão a explicar! :)

Ainda em relação à Soni, está numa situação ingrata, pois para se sair já o devias ter feito para entrar também não deu qualquer sinal de entrada, de curto ou médio prazo...

Para todos os efeitos se venderes estás a agir correctamente, corrigindo um erro que não voltarás a repetir, sabendo que até podes vender e o título pode começar a subir!

Por outro lado há um suporte importante nos 2.30/34, não sei até que ponto não fará sentido aguardar até aí?! ainda faltam cerca de 10% para se chegar lá, correr riscos desta ordem não são muito aceitáveis em posições de curto prazo mas a tua posição ficou esquisita... lá está quando não conseguimos explicar o que estamos a fazer é porque algo está mal! uma das razões porque participo nos fóruns é porque se aprende muito com o facto de ter de explicar o nosso raciocínio a outras pessoas, quanto mais simples e objectivo ele for melhor estaremos a agir...

Resumindo, eu não vejo razões de curto prazo para entrar ou ter Soni, mas também me custa a dizer-te o que faria nessa situação pois eu jamais ficaria nela... penso que tens de parar para pensar e analisar o que vais fazer com essa posição e depois agires de acordo com o que delineares, podes fazer com que seja uma primeira lição, estabeleces a estratégia e ages de acordo com ela, para o bem e para o mal...

De momento não te consigo ajudar mais, espero que sirva para alguma coisa!

Um abraço e boa sorte