quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

A ilusão da Análise Técnica, a disciplina e o controle emocional...

A Análise Técnica é uma ferramenta bastante importante para perceber os movimentos de um determinado activo, ajuda-nos a identificar tendências, suportes e resistências, e mais um conjunto de dados que serão fundamentais para as decisões que temos permanentemente de tomar quando investimos em bolsa.

No entanto, a grande maioria dos investidores está iludido relativamente às capacidades da Análise Técnica, pensando que é dela que depende o seu sucesso nos mercados de capitais. Na realidade a sua intervenção no processo de investimento restringe-se à identificação de alguns dados, mais ou menos precisos, de que se destacam os que atrás referi, mas não dá informações concretas de entrada ou saída, muito menos nos dá valores precisos para o fazer. Os dados identificados pela Analise Técnica sustentam um leque variado de decisões de investimento e, em última análise, são estas que acabam por determinar o nosso sucesso ou insucesso. O que é realmente determinante para conseguirmos ganhar em bolsa é a qualidade da Estratégia que definimos, a capacidade de sermos disciplinados no seu cumprimento que, por sua vez, exige que tenhamos um grande controlo emocional, sobretudo em fases mais voláteis dos mercados.

Desta forma não faz qualquer sentido pensar que, se um determinado investimento não teve sucesso, isso se deveu ao facto de a Análise Técnica, enquanto ferramenta, não ter funcionado, como disse, ela apenas serve para identificar dados concretos, não é uma “bola de cristal” e não toma nunca decisões, essas são da inteira responsabilidade do investidor. Os movimentos bolsistas são imprevisíveis, podemos colocar as probabilidades a nosso favor mas nunca poderemos ter certezas de nada. Assim a nossa Estratégia deverá ser o mais simples e objectiva possível, quanto menos decisões, não previstas na mesma, tivermos de fazer melhor, quanto mais racional e automático for o processo menos stress e maiores probabilidades de sucesso teremos.

Uma estratégia poderá, e deverá, ser ajustada de acordo com as experiências que vamos tendo nos mercados, mas há alguns componentes que são fundamentais, pilares inamovíveis de uma estrutura nos quais nunca se pode mexer. Sobre esses falarei em posteriores artigos tentando definir os elementos fundamentais de uma estratégia de sucesso que, mais uma vez, não servirá para nada, se não conseguirmos ser disciplinados no seu cumprimento, se nem a cumprirmos nunca saberemos sequer se realmente funciona!

Bons negócios!

1 comentário:

Jeabar disse...

Gostei da sua explanação sobre trading ,At e disciplina.
Concordo que a AT é uma ferramenta,fiável, pois representa o valor de determinada coisa nesse exacto momento. Mas, é um indicador de tendências desses mesmos valores, que eventualmente e normalmente são alterados constantemente.
Assim, podemos tirar alguma vantagem dessas indicações, mas que poderão vir a ser erradas.Então só há uma maneira de se conseguir ter um saldo positivo, que é cortar as perdas c/ disciplina.
Resumindo:- Conseguir interpretar pela AT a tendência.
Se estiver errado, cortar as percas.