segunda-feira, 21 de julho de 2008

Psi20 - Até onde irá este ressalto?

O o ressalto chegou finalmente!! Curiosamente reagiu perto dos 8100 pontos, onde tenho desenhado um suporte do qual nunca falei por considerar que uma eventual reacção na sua proximidade seria apenas uma mera coincidência...

E até onde deverá levar-nos este ressalto? Parece-me difícil estabelecer um target para este ressalto, nesta altura o índice está em valores onde não andava há muito tempo e, a última vez que por aqui andou, estava com tendência de alta, agora estamos com tendência clara de baixa! Ainda assim, atrevo-me a dizer que estou a observar a zona dos 9.200/9500 pontos com possível target deste ressalto já que corresponde ao intervalo entre os 38,2% e 50% de retracção do movimento de queda anterior... Os suportes e resistências principais neste momento estão a ser definidos por este movimento de queda e parece-me mais seguro que se espere por uma situação técnica mais clara que nos permita entradas mais seguras que neste momento, embora seja provável que muitos títulos ainda subam antes de voltarem a corrigir, para fazer novos mínimos ou não, isso depos se verá...

Como já disse anteriormente não é fácil apanhar estes movimentos, sobretudo nos títulos em que a inversão é muito rápida e iniciada no intraday, com a tendência de queda os riscos de se tratar, como já aconteceu antes, de uma inversão apenas de curtíssimo prazo são grandes... outra coisa que acontece com frequência foi o que me aconteceu no Banif, entrei com um stop apertado que foi accionado num movimento de queda antes da inversão (nos comentários da semana passada descrevo o trade com mais pormenor)!

TÍTULOS EM DESTAQUE
(Estes títulos não pressupõem um aconselhamento de compra, neste capítulo pretendo apenas falar de títulos que se destaquem por alguma razão, que até pode ser negativa)
Esta semana vou destacar dois títulos apenas porque foram os únicos dois do Psi20 que não fizeram ainda novos mínimos depois das quedas de Março, a Jerónimo Martins e a Portucel. A primeira destaca-se ainda por não estar muito longe dos seus máximos, algo que não acontece com a papeleira! Além destas duas, a Semapa e a Portugal Telecom quebraram apenas ligeiramente os mínimos de Março e já estão acima deles de novo! Esta semana fica apenas este registo...

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Alta
Médio prazo: Baixa
Longo prazo: Baixa

POSIÇÕES
Médio/longo prazo: Portucel e Ren
Curto prazo: 100% líquido

Boa semana para todos

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Artista

Hoje queria deixar uma pergunta sobre ressaltos. Mas antes deixa-me deixar uma nota: A mim, este ressalto está a ser muito parecido com o que ocorreu em Janeiro: queda e recuperação rápida próxima dos 10%; enorme volatilidade (dias com subidas fortes alternados com dias com descidas também fortes); definição rápida de uma resistência 8900.

Nestas situações parece-me mais difícil ainda negociar o ressalto.

Ressaltos como o de Março parecem menos difíceis: dias consecutivos de subida; uma forte velocidade inicial e um abrandar progressivo até ao topo e a consequente queda.



A minha pergunta sobre os ressaltos é a seguinte:
Na eventualidade de quereres negociares num ressalto, quais os principais sinais técnicos que te levarão a tomar posição numa acção (com uma tendência de queda de longo prazo) para aproveitar um potencial ressalto?

Analisei a tua análise do Banif (que o que te levou a entrar) e pareceu-me fantástica.

Claro que fazer um prognóstico depois de o jogo acabar é bastante mais fácil, mas (espero que não me leves a mal) o que é que te levou a fazeres a entrada no dia 11 dia de queda (o dia 10 já foi de queda)?
Se, tal como dizes na tua análise, é de esperar que voltando aos mínimos recentes tenha uma forte reacção, não seria melhor esperar pelo dia em que a cotação apresente uma subida após testar valores próximos do mínimo anterior(dia 3) e comprar logo no dia seguinte? O STOP ficava logo abaixo do mínimo.
Nota que o teu STOP (1,65) é superior ao mínimo do dia 3.

eu sou completamente inexperiente nisto e só estou a tentar perceber como é que vocês usam os sinais técnicos para negociar:

Nota: o único negócio que fiz na bolsa este ano foi comprar EDPR na OPV. Como tal não fiz qualquer negócio nestes ressaltos que têm ocorrido.

Um abraço

jjoliveiramath

artista disse...

Olá jjoliveira, o teu raciocínio está correcto, nele está muito do que me passou pela cabeça na analise que fiz antes de entrar...

Antes de mais é importante perceber que negociar ressaltos está longe de ser o objectivo de um trader, estas entradas são com a consciência de que os riscos são maiores, de certa forma sabemos que devíamos ficar fora, mas a excelente relação potencial/risco e o facto de sabermos que estas quedas violentas originam ressaltos também violentos, acabam muitas vezes por nos levar a entrar...

Depois, olho para alguns títulos que reagiram mas ainda se encontram perto dos mínimos e tento avaliar em qual é que posso entrar reduzindo os riscos e aumentando o potencial... evidentemente que podia ter entrado mais perto dos mínimos, mas quando entrei não sabia disso, alguns títulos corrigem um pouco mas já não tocam nos mínimos, o Banif acabou por fazer mínimos no intraday mas acabou por nunca fechar abaixo dos 1.65... provavelmetne se não pudesse acompanhar essa sessão acabaria por não vender, mas também corria riscos de ter de assumir perdas maiores... como eu disse, no caso do Banif, foi por milimetros que perdi um pouco e deixei de ganhar bastante! Paciência...

No caso do Banif havia também uma divergência Bull no RSI, eu uso pouco indicadores mas olho para o RSI e dou-lhe alguma importância em casos...

Quando dizes que talvez fosse melhor esperar por um dia positivo depois da vinda perto dos mínimos, o que podia acontecer era que nesse dia a cotação do Banif estivesse já muito longe dos mínimos e eu tivesse alguma dificuldade em colocar um stop com alguma lógica... estava com muita confiança no Banif e esperar por isso poderia muito bem significar que acabaria por não entrar!!

Obviamente que este raciocínio serve, mais uma vez, para perceber que a teoria e a prática são coisas muito distintas, a AT dá-nos algumas indicações mas temos muita coisa para decidir e pequenos pormenores podem fazer uma grande diferença, este meu caso com Banif é um bom exemplo disto... Ainda assim, é bom não esquecer que estamos em Bear Market, com os mercados a subir tudo se torna mais fácil...

Outra coisa importante é que haverá outras formas de tentar aproveitar ressaltos que eu nunca usei e que podem até fazer mais sentido... estou em constante aprendizagem, e vou alargando o meu conhecimento e as minhas formas de aproveitar os movimentos do mercado!

O mais importante é perceber que devemos agir com regras, sem elas nunca aprenderemos e, mais tarde ou mais cedo, passaremos maus momentos nos mercados...

um abraço e bons negócios