quarta-feira, 4 de junho de 2008

Especial EDP Renováveis...

Antes de mais gostaria de dizer que, o que confere o estatuto de "especial" a este artigo, não é o facto de o Mourinho ter deixado de ser o "special one", agora que está ao serviço do Inter, mas sim o facto de eu só escrever usualmente no fim de semana! :)

A EDP Renováveis entrou em bolsa com o "pé esquerdo", a empresa não só não valorizou como caiu fortemente durante a sessão, fechando a cair mais de 4%! Nada que não fosse admissível e até espectável, embora, como disse anteriormente, a probabilidade de subir me parecesse maior (ver artigo "Psi20 e EDP Renovávies")...

Mas assumindo desde o início que este trade seria especulativo, de curto prazo, não encontro muitas diferenças para outros em que assumo posições directamente no mercado. Este tinha uma desvantagem em relação a estas, eu teria de subscrever acções uns dias antes, sem saber como ia estar o mercado nos dias seguintes, até à ao dia da colocação. E, neste particular, os mercados estiveram longe de ajudar, a tendência de curto prazo inverteu para baixo e hoje, primeiro dia de negociação, os mercados abriram em forte baixa, que acentuaram ao longo da sessão!

Embora já o tenha dito, vezes sem fim, nos fóruns, vou repeti-lo aqui porque me parece um aspecto decisivo, aquele que, a médio/longo prazo faz a diferença. O grande problema da maioria dos investidores é que não têm uma estratégia delineada quando assume uma posição no mercado. Sem uma acabam por negociar pela emoção do momento, "está a inverter, pronto já não desce mais", "está ali uma ordem de compra enorme, dali para baixo já não vai", "olha agora está a subir, já perdi o comboio, será que ainda vou a tempo?", enfim são apenas alguns exemplos do que passa pela cabeça dos investidores. E sabem porque é que eu sei? porque a mim também me passam essas mesmas coisas, a única diferença é que eu há muito que deixei de investir com base nelas, hoje jamais me passa pela cabeça investir sem ter definida a estratégia, e depois tenho de ser disciplinado a cumpri-la! Este aparte serve para muitos dos que têm escrito nos fóruns, com muita segurança das suas posições, que não passam de formas de se auto-convencerem de algo que ninguém pode ter certezas...

Voltando à EDPr penso que só faz sentido manter o título, neste momento, para quem quer fazer um investimento a longo prazo, ou para quem tem uma estratégia com um stop mais a baixo, investir a curto prazo sem stops é dos maiores erros que se podem cometer nos mercados, transformar posições de curto prazo em longo prazo porque se está a perder é outro! Obviamente se os títulos subirem nos próximos dias muitos ficarão convencidos de que fizeram bem em manter, de certa forma fizeram porque acabam por recuperar o capital perdido, mas a médio longo prazo, repetindo esta forma de actuação vão acabar por perder bastante, as probabilidades de isso acontecer são enormes, porque mais tarde ou mais cedo, vão acabar por entrar num título que vai cair muito nos anos seguintes, eventualmente nem voltará a recuperar (vejam os casos das OPV da Impresa, Sonae.com, Lisgráfica e PTM)!!!

Em relação aos fundamentais da EDPr não tenho uma opinião formada, a minha estratégia de trading usa a Analise Técnica como ferramenta de apoio!

Bons negócios para todos

5 comentários:

Anónimo disse...

Viva! Concordo plenamente com o que dizes... Confesso até que tb coloquei o meu stop nos 2,5% e disparou aos 7,80€, com base nalgumas opiniões, entre as quais está a tua. Obrigado pela partilha. Lennon

Anónimo disse...

Boa tarde,

Gosto de ler os teus artigos aqui e posts no caldeirão. Começo por dizer que não domino a temática das bolsas, e agora com 40 dele é que me deu para investir na edpr. Mas o que dizes é sensato para uma pessoa como eu.
Tenho lido os artigos e comentários
porque acho que vou a tempo de aprender alguma coisa.

Gostava de de perguntar algumas coisas (baseadas em artigos e foruns que li ultimamente):

Se os movimentos das bolsas são ciclicos, tipo sobe e desce, porque é que faz sentido investir a longo prazo? Nada garante que uma accção daqui a 3 anos não tenha o mesmo valor que tem hoje, depois de ter subido 30 % e descido 45, não é?

Já notei que dás muito relevo ao comportamento do indice psi 20. Tenho a noção que não entras no "jogo" de curto e médio prazo, enquanto ele não ultrapassar a barreira? dos 11 400 pontos.

Não pode haver um ou mais títulos que tenham um comportamento diferente do psi 20 e que sejam boas apostas no curto e medio prazo?

Ou devemos basear-nos sempre na força ou não do indice para tomarmos decisoes de investimento?

Um abraço,e desculpa as mais que provaveis barbaridades de iniciante!

Jesse James

artista disse...

Boas, começo pelo fim, não são barbaridades nenhumas, são questões normais para quem quer aprender e não tem muita experiência...tentando pegar nas tuas perguntas:

Em primeiro lugar eu não concordo que mais seguro investir a longo prazo seja, embora isto possa não ser consensual e estar bastante ligado à forma como vejo os mercados... mas, mesmo que em alguns casos seja mais seguro investir a longo prazo, no geral esta expressão não passa de uma idéia que se generalizou e que leva a muitas más interpretações, diria mesmo que a maioria das pessoas não a compreende, não sabe o que quer dizer!

Num outro blogue cheguei a colocar um artigo sobre "investir a longo prazo", depois procuro-o, faço-lhe uma revisão, e coloco-o aqui...

Dou relevo ao índice Psi20 porque invisto só na bolsa portuguesa... a análise deste índice serve para avaliar o risco de estar ou não investido... evidentemente que haverá acções com comportamentos diferentes do índice, mas no geral o índice funciona muito bem como indicador da relação risco/potencial!

Ou seja, com o índice com tendência de baixa sei que as probabilidades de conseguir ganhar com posições longas são baixas... se detectar algum movimento de alta, posso ser tentado a entrar, mas os cuidados que tenho são redobrados!

Sim eu diria que neste momento a barreira dos 11.400 pontos é determinante! Ainda assim pode haver alguns movimentos de curto prazo passíveis de entradas, no entanto, enquanto o índice tiver uma tendência de baixa, as entradas são muito raras e sempre em situações em que, de acordo com a minha estratégia, o stop lógico se situa perto do ponto de entrada, limitando assim o risco!

Há outra coisa importante, se os mercados afundarem (neste momento as probabilidades de isso acontecer são relativamente grandes), o raciocínio que estou agora a fazer com os 11400 pontos poderei estar a fazê-lo com os 9.800/10.000, ou até mais abaixo... por isso é que é tão importante protegermos o nosso capital, por isso é que devemos sempre usar stops!

Espero ter respondido a tudo, se tiveres mais dúvidas "apita"! :)

um abraço

Anónimo disse...

Obrigado pelas tuas respostas.

Como só investes na bolsa nacional, o que achas da ESFG?
Ao que li, vai entrar para o PSI 20. Os dados que vejo no meu banco (santander):

Cotação actual: 17,86
Max. ano: 36,00
Min. ano: 16,60
Variação anual: - 42,20%

Quando falas em "posições longas"
é comprar com intuito de manter (investimento de longo prazo)?

"o stop" é um valor que depois de comprar, se descer abaixo dele, mandamos vender?

Depois do dia de hoje, isto parece realmente muito mau...

Jesse James

artista disse...

Jesse,

Em relação à ESFG, eu sei que aparentemente está barata, mas eu invisto com base na AT e ela continua com tendência clara de queda... O pouco que sei dos fundamentais das empresas apenas me faz olhar com maior ou menor atenção para o seu grácio, mas não tomo decisões com base nos fundamentais! Tenho apenas duas expepções, por razões diferentes, que são a Portucel e a Ren (no caso da ren a posição é pequena)...

Posição "longa" quer dizer que aposta na subida, não tem a ver com o prazo de investimento. A compra de acções é uma posição longa, mas também podem ser posições em derivados que apostem na subida (CFD's, futuros, etc), ao contrário, uma posição "curta" aposta na queda!

O stop sim, é o que dizes, pode ser automático, ou seja, está introduzido no sistema e não precisas de fazer nada, assim que a cotação atinge esse valor o stop é accionado, ou mental, e tens de ser tu a vender quando o valor a que está o stop é atingido...

Sim isto ficou mau mas ás vezes as coisas mudam de um dia para o outro... enfim mau já estava!

Bom fim de semana