domingo, 15 de junho de 2008

Psi20 - Mais uma semana importante

O Psi-20 caiu pouco mais de 1% na semana passada, fechando em cima da "Linha de aço". Se considerarmos o mínimo da semana, não ficámos sequer a 3% de atingir os mínimos do movimento de queda anterior, atingidos em Março último.

As quedas foram relativamente fortes, quase 10% em 5 semanas consecutivas a cair, parece-me que será de esperar, pelo menos, uma reacção em alta, mesmo que se venha a verificar que se é apenas de um ressalto de curtíssimo prazo. O forte suporte nesta zona, as quedas sucessivas e o facto de alguns títulos terem dado alguns sinais de inversão no curto prazo leva-me a crer que poderemos ter uma recuperação que, a confirmar-se, poderá ter maior ou menor amplitude.

Dependente da amplitude deste eventual movimento de recuperação estará a pertinência de uma entrada longa no mercado. Como disse na análise anterior, para todos os efeitos a tendência dominante é de queda, mas poderá fazer algum sentido entrar num título em que se detectem sinais de inversão e se possa colocar um stop lógico perto, de forma a não corrermos riscos demasiado elevados.

Na minha estratégia sei que devo evitar este tipo de agressividade nas entradas no mercado, mas também sei que é possível fazer trades longos interessantes nestes ressaltos, sem correr riscos muito elevados. Ainda assim é importante perceber que os riscos são maiores e o potencial, à partida, é menor que aquele que existiria se os mercados estivessem com uma tendência de alta. Por outro lado, neste tipo de situações, é muito importante ter a capacidade de identificar correctamente os pontos de entrada e ter a frieza necessária para não nos precipitar-mos, não me é fácil explicar a minha forma de o fazer, sobretudo porque o processo que uso é mais ou menos "tipificado"...

Assim, para os mais prudentes, ainda não foram dados sinais técnicos minimamente seguros de entrada e devem manter-se fora dos mercados, para os mais agressivos, entradas em situações técnicas de inversão de curto prazo, com stops apertados, e com consciência de que as probabilidades destes virem a ser accionados são grandes!

Tendências:
Curto prazo: Baixa
Médio prazo: Baixa
Longo prazo: Alta

Posições no mercado:
Médio/Longo prazo: Portucel e Ren
Curto prazo: 100% líquido

Boa semana para todos

3 comentários:

Anónimo disse...

olá boa noite!
ou seja resumindo a tua análise (se a entendi correctamente), o mercado só está para craques...neste momento existem hipoteses marginais de ganhar mais valias num caso ou outro, porém a tendencia dominante é de queda; i.e. depois das férias logo vemos...
abraço

Anónimo disse...

É giro estar armado em profeta de desgraça e estar longo em Portucel, que até já tinha quebrado os 2,00. Enfim.

artista disse...

Olá rg7803, é mais ou menos o que dizes, hipóteses de inverter existem sempre até porque um dia inverterá e nada me diz que não seja agora, o que me diz a AT é que a tendência dominante é de queda e enquanto isso se mantiver as probabilidades de queda são maiores, mas as hipóteses podem, em alguns títulos ser mais que marginais, ontem estive a olhar para os gráficos com mais atenção e sinceramente não vi nenhum onde estivesse disposto a entrar neste momento...

Ainda assim enquanto não fizermos novos mínimos estaremos melhor do que se os fizermos!

anónimo, acho que deixar um comentário num blogue, sem identificação, utilizando a expressão "armado em profeta da desgraça" não me parece que seja correcto, eu apenas dou a minha opinião... quanto à Portucel, já o expliquei várias vezes nos foruns, é uma posição de longo prazo que tem regras muito diferentes das minhas posições de curto/médio prazo. Ainda assim eu próprio já referi que é uma posição para reflectir e, no final posso muito bem concluir que não vou ter mais posições a longo prazo, não que não ache correcto investir dessa forma, mas porque ela não se enquadra na forma como invisto...

A posição na Ren também tem contornos especiais embora seja relativamente pequena...

Cumprimentos