sábado, 15 de novembro de 2008

4.1 Pontos de entrada - A referência


Este texto tem já foi escrito no final de 2008. Hoje já não uso esta simbologia no meu gráfico. Ainda assim, de uma forma talvez mais intuitiva, continuo a seguir bastante do que aqui está escrito. Parece-me sobretudo que pode ser importante para quem se está a iniciar nos mercados!

Para explicar o que me leva a entrar no mercado deverei em primeiro falar da referência principal. Considerando que invisto apenas em posições longas e que não vivo para a bolsa, senti necessidade de encontrar uma referência, algo que tem sobretudo o objectivo de me manter fora dos mercados nas fases bear. Isto em termos gerais pode fazer fácil mas operacionalizá-lo de uma forma prática já não seria tanto. Desta forma construí o organigrama abaixo que, através da análise do índice de referência (o Psi-20 no caso da bolsa portuguesa) me permite encontrar a minha forma de estar no mercado.


Como já disse atrás, o maior objectivo desta ferramenta é manter-me fora dos mercados nas fases bear. Todos sabemos que nessas fases, com posições longas, é muito difícil conseguirmos ter uma rentabilidade positiva, mesmo que consigamos, nunca será muito expressiva e será conseguida à custa de riscos elevados, muito trabalho e stress, que julgo não se justificam, sobretudo para quem tem outras actividades que nada dependem dos mercados de capitais.

Como também devem saber, no mercado português é muito raro um título contrariar um mercado bear. Assim construí esta ferramenta que através da análise do índice Psi-20 estabelece, de uma forma objectiva, como devo olhar para o mercado, se devo ficar fora sem pensar em mais nada, se devo pensar entrar embora só o faça em situações de risco claramente reduzido, ou se deva procurar "obsessivamente" títulos onde entrar.
Ainda assim é importante perceber que esta ferramenta é apenas uma referência, teremos depois de procurar títulos em situação interessante para entrar, quando ela nos "disser" para o fazer.
No gráfico abaixo indicado é apresentado um estudo da aplicação da ferramenta aos últimos 8 anos do Psi-20. Como podemos ver esta manter-nos-ia fora dos mercados nos períodos bear, zonas vermelhas...

Outra coisa que podemos ver no gráfico é a velocidade assustadora deste Bear Market, até agora sem uma única zona laranja e com uma queda brutal num periodo mais relativamente curto... curiosamente, este gráfico não tem as duas últimas sessões onde aparecerá já uma zona laranja!
Este texto é provisório pelo que no futuro poderei alterá-lo/completá-lo!

Artigos relacionados:
1- A minha estratégia - Introdução
2 - A minha estratégia - Prazo de investimento
3 - A minha estratégia - Os stop loss


13 comentários:

Anónimo disse...

O artigo está interessante, mas seria mais interessante se dissesses qual a ferramenta que usas

Obrigado.

artista disse...

Olá "anónimo", a ferramenta que uso é a minha própria análise técnica do índice, aquela que coloco aqui semanalmente (mais coisa menos coisa)...

De qualquer forma, como podes verificar no oranigrama, ela é bastante simples e resulta da verificação da tendência de curto e médio prazo (tendência dominante) do índice que será mais ou menos consensual para os que usam a análise técnica... a operacinalização dessa informação é que não será para todos igual, a minha é esta!

um abraço

Anónimo disse...

Ola artista!

Parabéns pela análise que fizeste. Parece tão simples de tão clara que está.

Para assinalares as cores no gráfico do PSI20 tens alguma programação que dá "ordens de pintura" ou fazes tudo à mão?

Um abraço e boa continuação.
Jiboia

artista disse...

Olá Jibóia, obrigado pelo comentário... a idéia é ser mesmo simples, mais simples que isto é difícil, seguir um esquema destes, fazer o que está naquele organigrama será muito difícil peder na bolsa, mesmo que não se faça a melhor escolha dos títulos em que se entra...

Eu não percebo porque é que há investidores que andam nisto há um ano (ou nem isso) e investem em warrants e coisas do género!?... mas enfim, é apenas um aparte, um desabafo!

As cores das linhas coloco-as eu, no Metastock, a barra com cores em cima que facilita bastante a leitura a leitura, coloquei-a na imagem depois, não está no Metastock... se descobrires alguma forma de as colocar no Metastock agradeço! :)

Um abraço

Anónimo disse...

Mto bom organigrama. Continuacao de bom trabalho.
Cumps

Anónimo disse...

Artista:
Acho impecável o organigrama que definiu. Mais simples não é possível e se se mantiver a disciplina será difícil não se colher alguns " frutos ".
Agradeço que me esclareça o que é o indice beta.
Obrigado e continuação deste bom trabalho.

artista disse...

Olá, mais uma vez peço que coloquem um nome ou nick, nem que seja só para eu não me dirigir a um "anónimo" :)

O indice Beta indica-nos a correlação da variação do título com a do mercado, ou índice... Se o índice Beta de um título é superior a 1 isso quer dizer que as variações desse título (tanto para cima como para baixo) são maiores que as do índice!

Podes consultar os índices Beta aqui: http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=ALTR:PL

um abraço

Anónimo disse...

Olá artista,

Antes de mais quero deixar-te aqui uma mensagem de incentivo e de agrado pelo teu blog. Extremamente simples e conciso, ou seja, aquilo que se quer.

Gosto do teu estilo de investimento e até me identifico com ele em muitos pontos, apesar de considerar q sou um pouco mais agressivo, mas n mt mais.

Ando nisto há relativamente pouco tempo, desde o 3Q2006, por isso ainda tenho mt a aprender e toda a boa informação é útil.

Em relação à tua estratégia gostava de te fazer as seguintes perguntas:

1. Como defines a tendência dominante? Segues a definição clássica de bull e bear market? Penso q seja quando o índice faz uma variação de +/-20% em relação ao último mínimo/máximo.

2. Como defines a tendência de curto prazo?

3. O q é para ti o curto, médio e o longo prazo?

Espero não me ter alongado mt no comentário :).

Cumps

artista disse...

Olá BMA, vou tentar responder ás tuas perguntas de uma forma objectiva:

Para a definição da tendência dominante, ou de qualquer outra, é importante identificar topos e fundos. Um topo ou fundo de curto prazo acontece em movimentos que podem ir de poucos dias a uma ou duas semanas (raramente ultrapassam este tempo). Um movimento de Médio prazo pode durar meses, sendo que entre um topo será difícil encontrar um movimento com menos de um mês e estes movimentos têm muitas vezes alguns topos e fundos de curto prazo dentro de si...

Tentando explicar de uma forma mais prática, talvez não tão correcta, olhando para um gráfico os movimentos de médio prazo (que formam a tendência dominante) são aqueles que rapidamente se identificam num gráfico com vários anos, os de curto prazo identificam-se melhor num gráfico mais curto de meses ou de um ano...

Convém ter em conta que por vezes isto não é tão fácil como aqui o descrevo, era bom que fosse tão linear mas não é... de qualquer forma o importante para mim é perceber as tendências e ficar fora quando ela é de queda e entrar quando está a subir, se não apanhar os movimentos todos não é significativo, embora ás vezes pareça a muita gente que quando um título sobe 50 ou 100% já perderam o Bull todo, esquecem-se que esse título provavelmente ainda corrigirá ou terá aind muito para subir, e esquecem-se também que esse título não é o único, há muitos mais, uns iniciam a sua fase bull mais cedo outros mais tarde...

A título de exemplo, eu estive alguns anos sem negociar, em Agosto de 2006 voltei aos mercados, em um ano a minha carteira valorizou 200%, e seria a rentabilidade que teria neste momento não fosse a posição que tenho a Portucel. O que quero dizer com isto é que não precisamos de esta muito tempo no mercado para ter uma boa rentabilidade, precisamos é de estar nas alturas certas em função da nossa estratégia, da nossa forma de vermos mercado, é isto que é importante descobrirmos, a nossa forma de estar no mercado e agir de acordo com ela, a mim não me interessam muitas coisas importantes para outros investidores porque a forma de estar no mercado deles é diferente da minha...

Em relação ás posições de curto, médio e longo prazo tem um bocado a ver com os movimentos de que falei à pouco, quando entro num trade defino logo que tipo de posição é, se a quero manter poucos dias vendo ao primeiro sinal de inversão de curto prazo, se a quero manter a médio prazo (meses) só venderei quando um nível importante, a esta escala, for quebrado... a longo prazo podemos usar também estar informação, embora me pareça que neste prazo faz todo o sentido usar sobretudo a AF...

Bem já escrevi mais do que devia para o tempo que tenho, se tiveres mais alguma dúvida diz que eu respondo, nem que demore algum tempo!

abraço

Unknown disse...

Boas... Já agora existe no ProRealTime a possibilidade de adicionar algum indicar baseado no índice beta? Obrigado

artista disse...

Olá Nuno, uso o Prorealtime há pouco tempo (se reaprares estes gráficos são do Metastock, só o último é do Prorealtime), sou um bocado (para não dizer muito) maçarico no uso do site...

Não sei se vais ao Caldeirão? há lá um tópico para dúvidas sobre o Prorealtime... ou então perguntas ao Elias, ele é que é pro no assunto!

abraço

Unknown disse...

Boas Artista. Sim, costumo estar atento ao que se escreve por lá e sendo assim vou ver se arranjo lá informação.
Obrigado
Abraço

Unknown disse...

muito intuitivo e obrigado pelo seu tempo a ensinar os outros