domingo, 23 de novembro de 2008

Psi20 - Junto aos mínimos...


O Psi20 fechou a semana anterior muito próximo dos mínimos anteriores. Como tenho dito não é importante nem é meu objectivo tentar prever se um suporte ou resistência vão ou não ser quebrados, o que interessa é perceber as tendências e os níveis importantes a ter em conta para agir de acordo com os sinais que os gráficos nos vão dando. Desta forma não faço a mínima idéia se vamos ou não ter novos mínimos mas parece-me que as probabilidades do "sim" são bem maiores do que as do "não".

O bom disto é que, quem está fora do mercado, tem apenas de observar a evolução dos mercados com calma, os níveis de resistência que podem alterar alguma coisa, caso sejam quebrados, estão ainda muito longe, por isso dificilmente teremos alterações significativas nos próximos dias.

No gráfico coloquei os níveis de resistência de que tenho falado, 7000/7500 (resistência de curto prazo) e 8000/8900 (resistência de longo prazo)... de qualquer forma não me surpreenderá nada se daqui a algum tempo esteja aqui a referir, como referências, valores mais baixos que estes.


TENDÊNCIAS
Curto prazo: Baixa;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo: Baixa;

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo; 100% líquido;

Boa semana para todos

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá artista,

Fica mais uma questão: Mais um ressalto está à porta (ou início de um bull), mas não te vou fazer a pergunta de um milhão (até onde vai a subida desta semana?), mas sim uma que tem a ver com o tua acção de investimento numa fase terminal de bear.
Vais deixando balizas ao longo da descida das cotações que te indicam a entrada em bull. Neste momento apontas para 8900. Quais as medidas de segurança que adoptas para investir no início do Bull para além do stop-loss? Ou seja, ultrapassada a baliza assume de imediato o bull(?), esperas uma certa percentagem de subida por forma a evitar os falsos "break's"(?), analisas mercados internacionais (nomeadamente os americanos) para verificar se também aí está a ocorrer uma mudança de tendência(?)? Finalmente, depois de assumires que o novo bull já está em andamento (suponha-se que o índice está nos 9000 pontos) e, após uma aposta em força em várias frentes, o índice retrair rapidamente para pouca abaixo dos 8900 (+/-8500), o que te levará a mudar de ideias e decidir que se continua em modo "bear"?

Deculpa a quantidade de perguntas8algumas demasiado teóricas), mas estou a tentar entender de como um investidor (inexperiente como eu) se deve posicionar quando o íncice se encontra nos varores chave?

um abraço

jjoliveiramath

artista disse...

Olá JJ,

Este fim-de-semana foi para o "relax" por isso não tive oportunidade de te responder... e agora também não vou responder a tudo porque não vou ter tempo!

Digo-te apenas que eu não invisto no índice, ele é um barómetro que me coloca numa de três posições:

1. Só olho para o mercado para o acompanhar, sei que não vou entrar (é nesta posição que tenho estado desde há muito tempo).
2. Coloco a hipótese de entrar mas só em situações muito favoráveis, onde consigo limitar muito os riscos...
3. Se estiver com liquidez não descanso enquanto não encontrar um título em situação para interessante para entrar...

Isto tem muito a ver com o ponto 4 da minha estratégia, o que tem a ver com os "Pontos de entrada", que conto colocar aqui brevemente (que é o mesmo que dizer quando puder)...

Bom por agora fico-me por aqui, ainda hoje respondo ás outras perguntas...

abraço

artista

Anónimo disse...

Continuando...

Uma quebra dos 7000 pontos já me deixariam a olhar para o mercado de uma forma diferente, observando possíveis pontos de entrada em algum título, embora apenas me indicasse uma inversão de curto prazo...

Como não invisto no índice, mas seria a mesma coisa se o fizesse, este apenas serve de indicador, é o "barómetro" que mede o risco que corro em entrar ou não... assim, os pontos de entrada são sempre os mesmos, quando o índice der sinais de inversão haverá mais títulos em bons pontos de entrada, e a segurança será maior. De qualquer forma os stops devem sempre ser usados porque seja em que mercado for podemos sempre estar enganados...

De qualquer forma é importante perceber que o facto de estarmos em bull market não quer dizer que devamos entrar sem escolher um bom ponto de entrada!

Um abraço

artista

Anónimo disse...

Muito Obrigado pelos teus ensinamentos/tuas ideias.
Fico então à espera do ponto 4 da tua estratégia.

Um abraço

jjoliveiramath