segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Psi20 - Perto demais dos 8000...


Escrevo esta analise num dia em que os mercados cairam fortemente devido à apresentação de falência do 4º maior banco de investimento americano, o Lehman Brothers. Os mercados Americanos ampliaram as suas quedas depois do fecho dos mercados europeus e fecharam nos mínimos da sessão.

O Psi20 está muito próximo dos 8000 pontos e dificilmente não será testado amanhã, será que resiste? Não faço a mínima idéia, mas isso também não é importante. Importante é ter consciência que nesta fase os mercados deverão aumentar bastante a sua volatilidade, e esta é nossa inimiga! Depois é bom não esquecer que os mercados mantêm a sua tendência de queda inviolada pelo que não devemos remar contra a maré... sinceramente até me está a "assustar" um pouco a violência das quedas, estava esperançado numa recuperação de curto prazo dos mercados, mas nem isso temos neste bear, até agora os ressaltos quase nem se notaram, tão pequena foi a sua expressão gráfica!

Neste momento não vejo razões para ter qualquer posição de curto ou médio prazo no mercado português...

TÍTULO EM DESTAQUE
Nesta semana não vou destacar nenhum título, apenas dizer que o BCP parece não confirmar a quebra da resistência embora, na sessão de hoje tenha negociado em valores que não activariam os stop, embora isso deva acontecer amanhã! Como disse, a situação técnica estava longe de ser a ideal, embora pudesse fazer algum sentido negociá-la limintando as perdas com um stop relativamente apertado...

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Baixa;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo: Baixa;

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo: 100% líquido;

Boa semana para todos

Sem comentários: