domingo, 28 de setembro de 2008

Psi20 - Nada de novo... ou talvez sim?!


Este fim-de-semana vou apenas colocar uma actualização do gráfico e fazer uma pequena analise, não ando com muito tempo, se tiver tempo completo-a amanhã ou depois.

Relativamente à última analise muito aconteceu mas pouco mudou em termos técnicos já o que o índice se mantém entre os 8000 e os 8850 pontos. Ainda assim quebrou os 8000 pontos durante a semana, voltando posteriormente acima desse suporte, e a tendência dominante mantêm-se de queda (desde há cerca de um ano). Estes dois aspectos indicam-me claramente que não estamos em altura de correr riscos desnecessários, como disse na analise anterior, a volatilidade aumentou significativamente, tornando a negociação mais difícil, sobretudo para os menos experientes.

Continuação em 1.10.2008...

Depois do que escrevi anteriormente o índice voltou a quebrar os 8000 pontos mas apenas no intraday, a volatilidade mantêm-se alta e o nervosismo nos mercados é visível. Estaremos perante um duplo-fundo?! ou estamos só a ganhar força para voltar a mínimos com mais violência?! Não faço a mínima idéia mas a tendência de queda mantêm-se clara por isso parece-me completamente desanconselhável apostar num hipotético duplo-fundo, este cenário é para observar, não para negociar...

TENDÊNCIAS
Longo prazo: Baixa
Médio prazo: Baixa
Curto prazo: baixa

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel
Curto prazo: 100% Líquido

Boa semana para todos

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Artista.
Sigo de perto o teu blog mas,... estou a sintir a falta de uma pequena análise.

Como vês as quedas recentes? Já visualizas outros níveis de referência no PSI?

Um abraço
obrigado
jjoliveiramath

artista disse...

Olá JJ,

Por acaso vinha agora colocar uma nova analise!

Ultimamente tenho tido menos tempo e tem sido mais difícil colocar uma analise semanal... de qualquer forma como os mercados estão não há muitas alterações, pelo menos do que penso em relação a entradas no mercado. Como podes ler nas minhas analises eu penso que não se deve entrar em fases bear dos mercados e, dentro destas, é completamente proibido entrar em periodos de acelaração de tendência em que a volatilidade aumenta significativamente!

um abraço