sábado, 30 de agosto de 2008

Psi20 - Férias...

Tal como eu parece que o índice português esteve de férias nas últimas 3 semanas onde registou uma variação, entre o máximo e o mínimo, a rondar escassos 4%! Este comportamento acentou ainda mais as minhas convicções neutras de curto prazo, definidas pela resistência dos 8850 e pelo suporte nos 8000 pontos...

Evidentemente que o facto de estarmos em Agosto terá contribuido para este comportamento tão apático que me tornou ainda mais neutro do que já estava. Embora a tendência dominante se mantenha de baixa esta "neutralidade" de curto prazo dá-me alguma confiança para entrar em títulos em que observe um relação risco/potencial favorável. Assim assumi recentemente posições longas de curto prazo na Portucel e no BPI, na primeira antes de ir de férias no segundo depois de voltar! Estiveram mais alguns títulos em situação de possível entrada mas, por uma ou outra razão, acabei por não entrar...

Em Setembro os volumes deverão aumentar e penso que o merdado deverá fazer um movimento mais forte num ou noutro sentido, sendo que neste momento o meu feeling vai para o sentido ascendente, no curto prazo (evidentemente que não invisto com base em feelings)...

TÍTULO EM DESTAQUE
Esta semana vou destacar o BPI que é o título que tenho a curto prazo. Reagiu bem nos mínimos anteriores com uma divergência bull no RSI. Este tipo de movimento foi já efectuado por alguns títulos com reacções positivas (estou a lembrar-me da Galp e do Banif mas houve mais) que permitem colocar um stop muito perto (riscos reduzidos) com um potencial consideravelmente superior. Entrada longa a 2.195 com stop nos 2.15 e target nos 2.45. Quando os mercados não estão Bull muitas vezes vendo a um primeiro sinal de venda, pelo que dificilmente deixarei que este trade atinja o target definido, de qualquer forma é bom referir que são mais as vezes em que esta opção é má do que boa... é por isto que eu costumo dizer que no meu caso é preferível não acompanhar a sessão!

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Lateral
Médio prazo: baixa
Longo prazo: Baixa

POSIÇÕES
Médio/Longo prazo: Portucel
Curto prazo: BPI

Boa semana para todos

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Artista,

Li atentamente o seu texto, e concordo consigo quando diz que em Setembro haverá uma tendência bull a curto prazo.
Mas não será mais para meios de Outubro que o PSI20, vai ter aumentos de velumes mais consolidados?
Em minha opinião vai de certo em Setembro, haver alguns títulos que depois de uma pequena tendência bullish vão criar suportes ligeiramente superiores aos que estão, os restantes nada de novo.
Um Abraço.


matabears.

artista disse...

Matabears, eu não disse que em Setembro haverá uma tendência Bull, disse que poderá haver um movimento forte e que o meu feeling é mais para subidas que para descidas...

Quanto ao resto eu há muito tempo que sei que não devo nem tentar adivinhar o que vai acontecer, tenho feelings, mas engano-me frequentemente por isso sigo apenas o que vejo, e neste momento o que é importante para mim são dos dados que refiro na analise, suportes, resistências e tendências...

um abraço

Anónimo disse...

Boas, sou novato neste "jogo", encontrei o seu blog a relativamente pouco tempo e quero desde já agradecer por partilhar os seus pensamentos com os restantes internautas, e uma vez que me estou agora a iniciar neste mundo perceber como pensa alguem que já cá está à algum tempo é certamente importante.
vou seguir o blog, sem dúvida