domingo, 25 de outubro de 2009

Psi20 - Correcção

O índice português acabou por corrigir na zona onde seria "lógico" corrigir, os 8900 pontos. Já o tinha referido na análise anterior e isso confirmou-se. Na última semana entrámos num movimento de correção que muito me surpreenderá se vier abaixo dos 8500 pontos, pelo menos no curto prazo, sem fazer um novo movimento de subida, mesmo que ligeiro!


Até prova em contrário a tendência mantêm-se de alta em todos os prazos, excepto no curtíssimo prazo. Não deixa de ser significativo que este movimento de queda esteja a ser feito com clara queda dos volumes negociados, o que dá mais força à hipótese de estarmos num movimento correctivo e não numa inversão de tendência, de qualquer forma para já é apenas um dado que poderá ser ou não confirmado nas próximas semanas...

Desta forma, embora tenha reduzido a minha exposição no mercado, mantenho-me atento já que vejo este movimento como uma oportunidade para novas entradas. Isto não quer dizer que vou entrar em qualquer título ou em qualquer ponto, é importante seguir estratégias, e manter sempre a idéia que posso estar a ver mal as coisas, ou melhor, até posso estar a ver bem mas as coisas mudarem...

Neste momento tenho apenas uma posição na Teixeira Duarte...

Boa semana para todos

4 comentários:

Anónimo disse...

o blog acabou?

Anónimo disse...

QUANDO A BOLSA SOBE TODOS FALAM MAS QUANDO CAI, FOGEM TODOS.
" OS ASES VEM E VÃO COM A ALTA, OS VERDADEIROS INVESTIDORES SOBREVIVEM Á BAIXA"

artista disse...

Anónimo, podias pelo menos assinar com um Nick ou um nome, se há coisa que eu não faço é esconder-me, uso um Nick que todos conhecem nos foruns, muitos conhecem-me pessoalmente, e só por o ter usado desde há muitos anos não coloco o meu próprio nome...

Quanto à critica, não me parece que seja correcta, se fores ver o histórico dos artigos que aqui coloquei, em largos periodos de 2008 escrevi sempre, dizendo sucessivamente que não se deviam assumir posições longas no mercado...

Expliquei porque estive 2 meses sem escrever no blogue, e lembro-te (sejas tu quem fores) que a última vez que tinha escrito, já os mercados tinham começado a correcção...

Mas concordo com a última frase, os "verdadeiros investidores sobrevivem à baixa"... esses, quando as coisas não correm bem, não precisam de ir desabafar virando-se contra tudo e contra todos em foruns, blogues, etc...

Abraço

Anónimo disse...

Boas peço desculpa se fui duro na critica, talvez nem devia ter omitido qualquer tipo de opinião.
Eu invisto na bolsa ainda o mercado era na Praça do Comércio e depois na Soeiro Gomes, já lá vão alguns anos, fiz gráficos em papel milimétrico,Marconi, Imparsa,Vidago, Madeirense Tabacos, Telecel quem se lembra dessas acções, quem as deteve e viveu esses momentos.
Apenas fiz uma observação porque a bolsa tem de ser observada diariamente, não pode haver lapsos temporais sem acompanhamento independentemente da tendência.
Tenho pena de algumas pessoas que entram no mercado ás cegas, mas concordo que são elas que alimentam o mercado, por isso discordo do day trader, mas optei sempre por uma estratégia de longo prazo.
Não expresso qualquer opinião em foruns, apenas sou observador.
Não posso dizer que a bolsa me tenha sido adversa,pelo contrário. Não sou daqueles que quando mercado caí naturalmente, procure culpados, os culpados somos sempre nós.
Considero-me investidor não especulador.
Mais uma vez peço desculpa se lhe causei algum disabor.

Um abraço, sou apenas um investidor que segue as tendências.