domingo, 15 de março de 2009

Psi20 - Duplo fundo?

Desde a ùltima análise o índice testou os mínimos anteriores (em fecho quebrou-os embora marginalmente) e reagiu em alta deixando em aberto a hipótese de fazer um duplo fundo nesta zona?! Na semana passada cheguei a escrever uma análise que, por vários motivos, acabou por não ser possível publicar. Nela referia que me parecia difícil que o índice português não viesse a fazer novos mínimos, mesmo que não os fizesse já. Continuo a pensar o mesmo embora no curtíssimo prazo o índice tenha ganhado alguma força ascendente que pode ainda não ter acabado.


De qualquer forma o mais importante é olhar para o gráfico e seguir aquilo que tenho estabelecido no organigrama de referência! Nesse sentido as alterações não são importantes, continuamos no vermelho e isso é razão suficiente para me mantar fora dos mercados, sobretudo numa altura em que ando profissionalmente muito ocupado, neste momento dispenso tudo o que me possa conferir uma carga adicional de stress.

Nos últimos dias até olhei para alguns títulos com uma perspectiva de entrada, embora nunca tenha considerado fazê-lo. Com a recuperação dos mercados, obviamente que a maioria acabou por subir, ainda assim pelo menos um caiu, a Soares da Costa! Não me lembra de todos mas não eram muitos, se calhar até foram só os bancos, BCP, BPI (sobretudo este), BES e Banif (este, de certa forma, ainda está numa zona de possível entrada). Mas, dada a minha situação profissional actual, não seria nesta altura que abriria uma excepção à minha estratégia!

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Baixa;
Médio praxo: Baixa;
Longo prazo: Baixa.

POSIÇÕES NO MERCADO
Mantenho-me 100% líquido...

Boa semana para todos!

2 comentários:

Think! disse...

Olá artista,

Tenho andado a acompanhar as tuas actualizações no blog e quero-te perguntar o seguinte.

Em relação à tua estratégia, que valor de máximo irás considerar para passares para uma zona laranja? Pergunto isto pq tens uma máximo assinalado nos 6300 mas entretanto o PSI fez novos máximos nos 6500 e 6700. É o 6500 o valor de referência q vais usar visto ser o mais recente?

Desde já obrigado e espero que apesar do trabalho que tens tido (e ainda bem q assim é) tenhas tempo para ir actualizando o blog. A malta agradece :). Abc

artista disse...

A pergunta é boa, e não tenho uma resposta muito directa porque depende da evolução do mercado... Por um lado eu penso que a zona dos 6300/6500 é importante no curto prazo e haverá alguma dificuldade em a quebrar, logo seria com a sua quebra que alteraria a cor para laranja!

Mas o mais provável será que o mercado faça um novo topo de curto prazo que pode ou não coincidir com os 6300 pontos, e esse passará a ser o novo valor de referência... imagina que as bolsas corrigem agora um pouco, ficará definido um topo de curto prazo na zona dos 6000/6100, um movimento que o quebrasse levaria-me a alterar a referência para "laranja"!

De qualquer forma, como já disse, eu não invisto no índice e para entrar preciso de ter um título numa boa posição para o fazer...mas sei que devo seguir esta referência, na prática é uma grande ajuda, sobretudo porque me identifica as fases em que me devo afastar dos mercados, as que só devo investir em situações muito específicas e favoráveis e as que devo procurar "obcessivamente" títulos em que possa entrar!

abraço e obrigado pelo comentário!