domingo, 29 de março de 2009

Psi20 - Entre barreiras...

O índice português acabou por não conseguir quebrar os 6300 pontos parecendo confirmar que o antigo suporte passou agora a resistência. De qualquer forma estamos a falar em movimentos de curto prazo que poderão não ser válidos por periodos muito largos. O importante é que os 6300 pontos são agora o nível a ter em conta como resistência de curto prazo, a sua quebra colocará o meu sistema de novo em modo laranja.

Justificar completamente
Penso que estamos numa situação com duas hipóteses possíveis, ou os mercados corrigiram um pouco para ganharem força para quebrar a resistência dos 6300 pontos, ou vieram testar este nível para iniciarem um novo movimento de queda que nos levará a novos mínimos. Em qualquer um dos casos penso que o mais sensato continua a ser ficar de fora.

O índice está agora a escassos pontos dos mínimos o que é sempre um factor de algum risco. Ainda assim não se sente muito esse risco no mercado português, isso deve-se à significativa queda da volatilidade verficada nos últimos meses.

Apesar do que disse atrás, há alguns títulos que ameaçam quebrar níveis importantes que os levariam a inverter a sua tendência de queda (ou pelo menos a dar sinais muito importantes disso). Falo sobretudo de três, Galp, Sonae e EDPr, que quebraram topos anteriores. Ainda assim esta quebra foi ligeira e a Galp até já recuou para ligeiramente abaixo desse topo, deixando a dúvida se estamos num novo teste da resistência ou se estamos numa falsa quebra...

Não vou escrever mais nada hoje porque o tempo não é muito, as alterações não são significativas e o gráfico parece-me ilucidativo

Boa semana para todos

Sem comentários: