domingo, 1 de fevereiro de 2009

Psi20 - Poucas alterações...

Desde a última análise o Psi20 variou muito pouco, quebrou ligeiramente o suporte dos 6300 pontos mas acabou por recuperar rapidamente para cima da mesma, não confirmando a sua quebra. Por outro lado também não está significativamente acima desse suporte mantendo uma volatilidade baixa. Assim sendo a minha referência continua em "Modo Laranja".


O índice português está em 2009 a evoluir de uma forma mais positiva (ou menos negativa) que a generalidade dos índices internacionais. Não me parece que esta situação possa ter nenhuma leitura especial já que isto acontece com a mesma frequência que o inverso, as diferenças parecem significativas porque inconscientemente estaremos a extrapolá-las de um mês para todos os meses do ano, o que obviamente não acontecerá. Estas divergências explicam-se em grande parte pelo peso significativo de poucos títulos no índice, uma variação destes, num ou noutro sentido, arrastam o índice para variações que muitas vezes não reflectem a realidade do mercado...

Assim sendo mantenho o que disse anteriormente, o mercado não está apelativo mas está muito menos volátil e perigoso do que já esteve. Tenho-me mantido fora porque não encontrei situações interessantes para entrar e também porque neste momento a disponibilidade para os mercados (física e mental) não é muita, em mercados Bull isso não seria um problema mas nestes é...

TENDÊNCIAS
Curto prazo: Alta;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo: Baixa.

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo: 100% líquido.

Boa semana para todos

5 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Srº Engenheiro

Passei por cá só para o cumprimentar. :-) Reparo que não existe maneira das cores mais apelativas, como o verde do vinho e o azul do Porto passarem a ser as cores dominantes.

Quando isso acontece será quase garantido que irás estar "metido", salvo seja, até ao pescoço :-))))))))))))

bfs

abraço

Anónimo disse...

Olá Artista.

A REN e a EDPR têm tido um bom desempenho este início do ano.
Queria colocar-te a seguinte pergunta:
Se o mercado inverter, e o fundo ter sido feito em Outubro, as acções referidas, provavelmente já estarão bem mais acima.
Será que nessa altura não será tarde para as agarrar?

Faço esta pargunta para saber a tua opinião sobre o seguinte:
Tradicionalmente, quando o mercado dá sinais de ter invertido, será mais vantajoso apanhar os comboios que arrancaram primeiro ou apanhar os que só agora começam a partir.

Não pertendo uma resposta científica, apenas o que te diz a experiência. (eu nunca acompanhei o arranque de um Bull, daí a minha questão)

Um abraço
Obrigado
jjoliveiramath

artista disse...

Olá JJ, isso dependerá um bocado do prazo de investimento que pretendes...

De qualquer forma eu entrarei naquelas que derem sinais de força, é o timming do momento que me leva a entrar nesta ou naquela... a curto prazo não é importante apanhar um título nos mínimos. Muitos têm a sensação de que um título que já subiu muito já não terá espaço para voos muito mais altos, isso não é verdade... a Altri, por exemplo, começou a negociar a cerca de 80 cêntimos e passado pouco tempo estava com uma valorização a rondar os 100%, quem entrou nos vários sinais de força que o título desde que iniciou a sua negociação, acabou por ganhar bastante, quer o tenha feito a curtissimo, curto ou médio prazo...

Sinceramente não te sei dizer o que será melhor, entrar nas que ainda não subiram muito ou nas que já vão com valorizações acentuadas, provavelmente acabo por preferir as segundas porque os sinais de força tendem a ser mais claros mas esse aspecto tem pouca influência nas minhas decisões...

Já agora, ainda não estudei o gráfico com as cotações de hoje, mas estou a considerar uma entrada na Galp, tenho de ver a que preço estou disposto a fazê-lo e definir o trade... não compro nem vendo nada desde Agosto de 2008!!!

Abraço

Anónimo disse...

Muito obrigado.

Quanto a prazo de investimento, a minha ideia será apanhar o bull como tendência primária. Sinais esperar pela ultrapassagem das MM de 150. Mas tenho dificuldade em escolher os títulos, dado que não sei fazer análise fundamental.

Andar constantemente a comprar e a vender, dou-me mal e perco constantemente (vejo um título a arrancar - compro - STOP apertado (2 a 3% abaixo) STOP activado, logo perdas.

Um abraço
jjoliveiramath

artista disse...

O facto de muitos stops serem activados pode ter a ver com muitas circunstâncias: Má escolha dos pontos de entrada; Entradas em mercados muito voláteis; Stops demasiado apertados tendo em conta o perfil de investidor e o prazo das entradas;

Ainda assim é espectável que bastantes stops sejam activados, é esse o preço que tem de se pagar para termos segurança...é por isso também que eu tendo a ficar de fora em Bear Market...

Ainda em relação à escolha dos títulos, penso que podes investir a médio/longo prazo seguindo seguindo uma determinada estratégia, subindo os stops de acordo com a subida do título... eu normalmente acabo por ter dois tipos de posições, uma desse género, títulos que vou mantendo a médio prazo enquanto a tendência se mantém de alta (Galp e Portucel no último Bull, parte da posição na PTI resolvi manter a longo prazo como esperiência), e outras posições de curto/curtissimo prazo onde faço uma negociação mais activa... por acaso devia fazer um estudo sobre os resultados das duas posturas no último bull! Fica para quando tiver tempo!

abraço