domingo, 18 de janeiro de 2009

Psi20 - Continuam os sinais positivos...

O Psi-20 manteve-se acima dos 6300 pontos, conservando assim a sua tendência de alta de curto prazo, mantendo o meu sistema de referência na cor laranja. Depois da quebra da resistência atrás referida o índice fez um movimento de subida até aos 6700 pontos e corrigiu voltando á resistência. Este movimento deverá ser interpretado como uma confirmação da quebra dessa resistência que agora terá de ser considerada como um suporte. Enquanto o índice permanecer acima dos 6300 pontos é assim que devemos ver este movimento!


No entanto, volto a lembrar o que já disse na última análise, no Bear Market anterior passámos várias vezes do Vermelho para o Laranja (de uma tendência de curto prazo de baixa para alta) e vice-versa, antes de conseguirmos inverter para alta a tendência dominante (médio prazo)... por isso continuo a respeitar o organigrama, estamos em modo laranja, só entro em situações de risco claramente baixo e controlável, em caso de dúvida fico fora! Penso que se não fosse o facto de estar neste momento muito ocupado já teria entrado no mercado, mas isso não quer dizer que tivesse ganho alguma coisa, estaria mais preocupado se os mercados estivessem já Verdes, assim sei que esperar é sempre uma opção que garante níveis de segurança que sempre procurei nos mercados!

TÍTULO EM DESTAQUE - COFINA
Hoje vou destacar um título que já tinha dado sinais positivos com a quebra dos 0.44/0.45€ no início do ano, ficando sob controle dos touros no curto prazo. Mas não se ficou por aqui e avançou dicidida para a resistência seguinte, nos 0.53€, onde não deu qualquer sinal de fraqueza.

Devemos ter em atenção que se trata de uma "small cap" que têm maiores riscos, ainda para mais num mercado que ainda está "frágil", mas os sinais são claros de inversão de tendência, enquanto o título se mantiver acima dos 0,53 estará com tendência de subida!


TENDÊNCIAS
Curto prazo: Alta;
Médio prazo: Baixa;
Longo prazo: Baixa.

POSIÇÕES NO MERCADO
Médio/longo prazo: Portucel;
Curto prazo: 100% líquido.

Boa semana para todos

3 comentários:

Anónimo disse...

artista, boa tarde;
uma questão que pode ser óbvia, mas coloco-te na mesma - quando traças linhas de tendencia, ou linhas de resistencia/suporte, traças as mesmas pelos preços de fecho ou pelo minimo/maximo das velas?
eu normalmente faço-o pelos minimos/maximos, embora por vezes relativize um pouco a questão...
um abraço,
rg7803

artista disse...

Olá rg7803,

Obrigado pelo comentário!

Eu costumo usar valores de fecho embora tenha sempre de considerar uma zona e não um falor fixo!

Mas isto também depende um bocado das situações e até dos títulos que estamos a analisar... numa situação em que os valores de máximos ou mínimos são muito diferentes e há uma grande volatilidade (acontece muito com small caps) é mais difícil definir com precisão um suporte ou resistência... também devemos ter consciência que há títulos em que a situação técnica é mais evidente ou mais fácil de ler do que a de outros, este aspecto também pode ser importante para o estabelecimento de uma estratégia ou para não negociarmos um título, se a situação não é clara devemos ficar de fora ou, pelo menos, ter consciência de que os riscos que estamos a correr são maiores!

um abraço

Rogério Carvalho disse...

Amigo das “volatilidades” (sobe e desce).

Obrigado pelo seu esclarecimento, no fundo sempre achei sentido de que são os acontecimentos que geram mais ou menos valor nas empresas.
Uma notícia de um título cotado na bolsa até pode ser encarada como as dos jornais futebolísticos, no exemplo das contratações de jogadores (sem eles próprios saberem!) (risos).

Aliás as próprias SAD´s nem sei se dão credibilidade aos jornais futebolísticos, mas também estou a ser radicalista.

De qualquer das maneiras mesmo achando o seu pensamento semelhante ao meu ponto de vista, achei precioso a sua colaboração.
Descobri há muito pouco tempo os fóruns e acredito que eles são muito essenciais na educação de um propenso investidor, ou mesmo analista. No passado cheguei a investir pela persuasão do gerente de carteira e sinto que poderia ser eu próprio com as minhas orientações a preparar a informação que procuro.
Investi pela cabeça de um comissionista e resultou em asneira.

Neste momento o meu interesse na bolsa é puramente académico, apesar de ter uma posição aberta (dinheiro em cativeiro) à espera de melhores dias.

Muito obrigado. Abraço
Rogério Carvalho