terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Psi20 - A barreira dos 11400 pontos mantêm-se intacta

Não há muito a acrescentar em relação à semana anterior, o índice continua sem conseguir quebrar os 11400 pontos embora se mantenha relativamente perto desse nivel. De certa forma parece-me que os mercados estão indecisos mas, com a tendência de queda, é sempre mais provavel considerar que está a consolidar para voltarem a corrigir...

Ainda assim o importante é observar e seguir a tendência, se o índice conseguir quebrar nitidamente os 11400 pontos, e manter-se acima desse nivel , será dado um primeiro sinal de inversão do mercado.

Mantenho apenas as posições de longo prazo, o capital disponivel para investimentos de curto prazo continua parado...

Bons negócios

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Psi20 - Entre os 10320 e os 11400

Como referi na semana passada os 11400 pontos não foram quebrados, apenas o foram marginalmente e a reacção em baixa foi violenta... entretanto o índice voltou a aproximar-se ligeiramente dessa resistência mas não me parece espectável que a consiga quebrar no curto prazo, embora o papel do analista seja sobretudo o de observar, a tendência de queda continua evidente e parece-me difícil que o psi20 encontre forças para o fazer! Só estou a ver isso acontecer num contexto bastante favorável ou com algum acontecimento extraordinário que impulsione a praça portuguesa.

Neste momento parece-me espectável que o índice varie entre o suporte a 10320 e a resistência dos 11400, que são perfeitamente observáveis no gráfico semanal apresentado. Estes valores são, quanto a mim, a referência neste momento, uma quebra de qualquer um deles terá significados importantes para a bolsa portuguesa, no caso de quebra da resistência passo a estar bem mais optimista e a considerar entradas longas, caso quebre o suporte isso significará um acelerar da tendência de baixa, bastante negativa para a praça portuguesa.

Assim reafirmo o que disse na análise anterior, as aproximações aos 11400 pontos, até prova em contrário, serão oportunidades para entradas curtas respeitando a tendência dominante de queda. Para quem investe só em posições longas parece-me prudente ficar fora do mercado e aguardar por uma quebra consistente dos 11400 pontos. O índice pode cair ainda mais e, se o fizer, um dia estarei aqui a dizer que só se deverá entrar se ele quebrar em alta os 10320 pontos (por exemplo)... é sempre melhor esperar por sinais de inversão mais seguros do que apostar nisso "ás cegas" numa fase de grande volatilidade.

Bons negócios

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Psi20 - Tendência de queda mantêm-se...

Não há muito a acrescentar relativamente à semana anterior, as minhas espectativas de que o índice recuperaria um pouco mais confirmaram-se, no entanto este encontra-se agora perto da resistência dos 11400 pontos que provavelmente será um osso bem duro de roer. Mesmo que consiga quebrar este nível deverá depois confirmar essa quebra mantendo-se acima dele, o que não deverá acontecer facilmente.

Parece-me que estamos a chegar a uma situação ideal para abrir posições curtas, a tendência continua claramente de baixa, o índice quebrou um suporte muito importante com volume alto e corrigiu em alta as fortes quedas estando neste momento a fazer um novo teste desse nível, agora como resistência. É claro que um os índices inverterão um dia e isso até pode acontecer já, mas devemos seguir a tendência porque ela nos dá maiores probabilidadees de acerto, caso se confirme uma inversão o stop deverá estar lá para resolver o problema!

Eu nunca investi em derivados por isso nunca tive posições curtas e não aconselho, quem nunca usou este tipo de instrumentos, a fazê-lo sem experimentar com contas "demo"... parece-me mais aconselhável ficar de fora e aguardar por uma situação técnica mas favorável!

Boa semana para todos