Como referi na semana passada os 11400 pontos não foram quebrados, apenas o foram marginalmente e a reacção em baixa foi violenta... entretanto o índice voltou a aproximar-se ligeiramente dessa resistência mas não me parece espectável que a consiga quebrar no curto prazo, embora o papel do analista seja sobretudo o de observar, a tendência de queda continua evidente e parece-me difícil que o psi20 encontre forças para o fazer! Só estou a ver isso acontecer num contexto bastante favorável ou com algum acontecimento extraordinário que impulsione a praça portuguesa.
Neste momento parece-me espectável que o índice varie entre o suporte a 10320 e a resistência dos 11400, que são perfeitamente observáveis no gráfico semanal apresentado. Estes valores são, quanto a mim, a referência neste momento, uma quebra de qualquer um deles terá significados importantes para a bolsa portuguesa, no caso de quebra da resistência passo a estar bem mais optimista e a considerar entradas longas, caso quebre o suporte isso significará um acelerar da tendência de baixa, bastante negativa para a praça portuguesa.
Assim reafirmo o que disse na análise anterior, as aproximações aos 11400 pontos, até prova em contrário, serão oportunidades para entradas curtas respeitando a tendência dominante de queda. Para quem investe só em posições longas parece-me prudente ficar fora do mercado e aguardar por uma quebra consistente dos 11400 pontos. O índice pode cair ainda mais e, se o fizer, um dia estarei aqui a dizer que só se deverá entrar se ele quebrar em alta os 10320 pontos (por exemplo)... é sempre melhor esperar por sinais de inversão mais seguros do que apostar nisso "ás cegas" numa fase de grande volatilidade.
Bons negócios
Sem comentários:
Enviar um comentário