domingo, 29 de junho de 2008

Psi20 - Em queda livre

O Psi-20 acabou por fazer o ressalto na zona que considerava mais provável, os 9300 pontos, ainda assim este durou apenas uma sessão, sendo um exemplo claro dos perigos que correm quem os tenta "apanhar"...

Neste momento o mercado continua a cair fortemente não havendo qualquer sinais de inversão, nem sequer de curto prazo. O medo "apoderou-se" dos mercados embora pareça que ainda não houve pânico razão pela qual me parece que dificilmente as quedas se ficarão por aqui, mesmo no curto prazo!

Não há muito a acrescentar relativamente à semana anterior, continuo a não aconselhar posições longas de curto e médio prazo...

Ainda assim gostaria de fazer aqui uma ressalva para dois títulos que, não aconselhando a compra (pelo menos sem uma estratégia bem definida), considerao que deram alguns sinais de inversão, a Impresa e a Novabase. Na primeira os sinais foram dados exactamente na semana passada, o que não deixa de ser significativo porque o fez com os mercados em forte queda; a Novabase já tinha dado sinais de inversão, há algum tempo, e tem-se aguentado relativamente bem neste periodo de queda. São dois títulos que se tivesse mantinha, mesmo a curto prazo, enquanto não fossem quebrados níveis importantes, dependerá muito do prazo da posição de cada um mas eu colocaria um stop nos 1.64 na Impresa, e nos 4.15 na Novabase! Convém dizer que os sinais dados por estes dois títulos já foram dados por outros, nos meses de Abril/Maio, e acabaram por não confirmar a inversão. Isto levar-me-ia a um raciocínio mais longo que tem a ver com a minha estratégia, mas simplificando, para isso é que se devem usar os stops, se a inversão não se confirmar este será accionado!

Obviamente nos outros títulos, há alguns com situação técnica pior que outros, mas de uma forma geral estão todos em "modo bear"...

Tendências:
Curto prazo: Baixa
Médio prazo: Baixa
Longo prazo: Baixa

Posições no mercado:
Médio/longo prazo: Portucel e Ren
Curto prazo: 100% líquido

Boa semana para todos

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Artista.
Aqui vão mais algumas perguntas:

Qual a leitura que fazes da linha vermelha descendente desenhada nos pontos de forte queda?
Sendo alturas de algum "pânico", parecem-me situações anómalas donde não se consegue tirar informação relevante. Penso que é o mesmo que traçar uma linha pelos topos de uma situação "bull".

Na verdade, estando o PSI numa situação "bear", não consigo traçar uma linha de tendencia descendente credível tocando em máximos relativos (como me parece lógico, pois penso estes corresponde aos momentos de menor volatilidade e de maior racionalidade nos movimentos)

Se não te importares, só mais uma.

Estando os 11400 distantes, tens definido algum valor abaixo para uma futura resistência do PSI que, a ser ultrapassada, evidencie um sinal de força para uma entrada longa com um rácio ganho/perda favorável? Se sim, porquê?

Peço desculpa pelas inúmeras perguntas, mas estou numa fase muito inicial da minha apredizagem.

obrigado

jjoliveiramath

artista disse...

Olá jjoliveira, podes perguntar à vontade, é a trocar idéias que se aprende, eu também aprendi e aprendo assim... peço desculpa por só agora responder mas tenho andado muito ocupado!

Sim não tiro informação muito relevante da linha vermelha, é apenas uma referência que facilita a leitura da tendência de queda, embora sirva para observação de, no seu toque, aumentarem as probabilidades de um ressalto... eu normalmente não gosto muito de negociar linhas inclinadas, e desenho-as mais como indicação de tendência! Mas dou mais importância a suportes e resistências horizontais, são valores fixos que os investidores memorizaram de movimentos recentes!

Neste momento não tenho valores importantes mas o mercado vai encarregar-se de os definir... o mercado irá fazer um correcção em alta que dificilmente atingirá os 11.400 pontos (acho impossível mas em bolsa no máximo uso a expressão "dificilmente") e aí ficará definido o nível de resistência a observar futuramente, esse como resistência os mínimos deste movimento como suporte (os mais importantes, haverá outros a observar)!

Um abraço e boa semana

Anónimo disse...

Olá Artista

Tenho vantade de fazer mais uma pergunta sobre os ressaltos, mas fica para mais tarde (quando fizeres uma nova análise ao PSI aqui no teu blog

Muito obrigado

jjoliveiramath