sexta-feira, 30 de maio de 2008

Psi20 - A caminho de novos mínimos?... e EDP Renováveis!

Tal como referi na semana passada, a quebra do suporte de curto prazo aumentou as probabilidades de queda do índice nacional. Este acabou por cair um pouco mais de 2% esta semana, ficando a apenas cerca de 4% da "linha de aço"(1), ou cerca de 7% dos mínimos anteriores, suportes que nos separam do "abismo"!

Não há muito mais a acrescentar relativamente à semana anterior, devem evitar-se posições longas, sobretudo de curto e médio prazo, e devemos observar uma possível ida à "linha de aço"... penso que o desejável, para os touros, seria o índice fazer um fundo superior, seguindo de uma ruptura da resistência dos 11.400 pontos, de preverência, com aumento de volume!

Tendências:

Curto prazo - baixa Médio prazo - Baixa

Longo prazo – Alta

Posições no mercado:

Longo/médio prazo: Portucel e Ren

Curto prazo: Vendi Galp logo na segunda, estou 100% líquido!

EDP Renováveis - Como disse na semana passada subscrevi acções da EDP renováveis na OPV. Acabei por ir a "meio gás" nem a medo nem com a artilharia toda!

Nas entradas de novos títulos em bolsa também tenho uma estratégia que tem dado bons resultados... eu defendo que os sinais técnicos dados por um título, com histórico de negociação reduzido, são pouco fiáveis. Ainda assim, a partir do momento em que um título começa a negociar tem histórico e é passível de ser analisado tecnicamente! Assim, no primeiro segundo de negociação já temos quatro indicadores que me ajudam a definir a estratégia, preço de abertura, máximo, mínimo e preço do último negócio!

A minha estratégia passa por colocar um stop 2 a 3% abaixo do valor de abertura, se o título cair vendo imediactamente, mesmo que seja com menos valias, se subir vou mantendo à espera que haja um sinal de inversão. No caso da Ren acabei por manter até ao 5º dia (a parte especulativa do investimento, hoje ainda tenho uma parte que decidi manter a médio/longo prazo), no caso da Martifer vendi tudo na primeira meia hora... Convém relembrar que a minha entrada na EDP renováveis é especulativa, de curto prazo, se não o fosse a estratégia seria obrigatoriamente diferente, ainda assim só num caso muito especial prescindiria de um stop, embora a sua colocação fosse diferente em função sobretudo do prazo de investimento!

Boa semana e bons negócios

(1) Quando publiquei esta mensagem esqueci-me de indicar esta referência, a primeira vez que vi a expressão "Linha de aço" foi ao Ulisses Pereira, num forum de bolsa, provavelmente ainda antes do aparecimento do Caldeirão de Bolsa...

8 comentários:

Anónimo disse...

...conhecia era a "muralha de aço", agora "linha de aço" é nova; cumprimentos;

artista disse...

Pois, eu nunca tinha ouvido falar dessa, da "muralha"... mas enfim são as duas de aço é o que interessa :)

cumprimentos

Anónimo disse...

...não é de Almada!? Não se lembra do "camarada Vasco" e da célebre muralha de aço...eu era puto e lembro-me! Abraço.

artista disse...

Sim sou de Almada e penso que estás a falar do Vasco Soares! Mas não me lembra da "muralha", talvez porque também era puto e depois vi a linha e esqueci-me da muralha :)

um abraço

Unknown disse...

em relação á estratégia que estás a definir...não achas que é demasiado impulsivo vender apenas com uma desvalorização de 2%?a iberdrola renovables desvalorizou no 1º dia, mas após esse período ainda chegou a uma valorização de 11%(salvo erro!)...

artista disse...

Felipe, evidentemente eu não adivinho o que se vai passar mas invisto com regras. Há um conjunto de aspectos gerais que funcionam como base da estratégia e que depois serão aplicados e ajustados em função de cada caso, de qualquer forma nunca assumo uma posição sem ter definido o que faço, em qualquer dos casos...

Claro que eu posso vender e o título subir depois mas isso não me interessa muito, o importante é se disciplinado e para o ser tenho de cumprir um plano estabelecido, caso contrário não pode haver disciplina... evidentemente que a estratégia de outro investidor pode ser muito diferente da minha, mas acho que é fundamental que se aja de acordo com uma!!

No caso da IberdrolaR, como dizes, corrigiu um pouco e depois subiu. Pois mas agora já sabes isso, na altura ninguém sabia, e de certeza que a EDPr não terá um comportamento idêntico, seria uma grande coincidência se tivesse... agora imagina que depois de cair 2% continuava a cair, até aos 5%, vendias? e se continuasse a cair? O problema é que sem regras, sem uma estratégia ficas dependente das tuas emoções e isso é tudo aquilo que não deve acontecer em bolsa porque, mais tarde ou mais cedo, dá mau resultado!

O "ter regras", ou ter uma estratégia, não significa que vamos acertar nos movimentos do título, isso ninguém conseguirá fazer nunca, significa sim que estudámos o assunto e definimos, o mais detalhadamente possível os procedimentos que deveremos efectuar...

um abraço e bons negócios

Unknown disse...

é muito interessante os teus comentários e a tua visão, muito mais para mim que participo na minha 1ª OPV...
concordo plenamente que devemos ter uma estratégia e não agir em função das emoções!
eu já pensei nisso, e apesar de estar optimista em relação ao desempenho de amanhã, estou também preparado para a descida...
2 cenários tenho planeados:
optimista: vender perto dos 10€/11€ dependendo da abertura...
pessimista:manter as acções caso o preço não esteja em alta e mesmo que desca continuarei com elas, mesmo que chegue a 5% de perda...

ficarei alarmado sim, se passado 4/5 meses as acções não apresentarem valorização acima do valor da OPV...se chegar esse cenário logo verei o que farei...

artista disse...

Felipe, eu compreendo que quando se estão a dar os primeiros passos ainda há muito que aprender e não é fácil perceber tudo o que escrevo, até porque as pessoas também não são iguais, há muitos investidores com experiência que investem de forma diferente da minha...

Ainda assim, vou deixar duas ou três notas sobre o teu último comentário. Evita o "logo verei o que farei", a bolsa não é só a EDPr e não fecha amanhã, temos tempo e muitos outros títulos para ganhar dinheiro, a segurança é muito importante...

Já agora, se estás a começar não invistas muito, vai com calma!! :)

um abraço