
Tal como referi na semana passada, a quebra do suporte de curto prazo aumentou as probabilidades de queda do índice nacional. Este acabou por cair um pouco mais de 2% esta semana, ficando a apenas cerca de 4% da "linha de aço"(1), ou cerca de 7% dos mínimos anteriores, suportes que nos separam do "abismo"!
Não há muito mais a acrescentar relativamente à semana anterior, devem evitar-se posições longas, sobretudo de curto e médio prazo, e devemos observar uma possível ida à "linha de aço"... penso que o desejável, para os touros, seria o índice fazer um fundo superior, seguindo de uma ruptura da resistência dos 11.400 pontos, de preverência, com aumento de volume!
Tendências:
Curto prazo - baixa Médio prazo - Baixa
Longo prazo – Alta
Posições no mercado:
Longo/médio prazo: Portucel e Ren
Curto prazo: Vendi Galp logo na segunda, estou 100% líquido!
EDP Renováveis - Como disse na semana passada subscrevi acções da EDP renováveis na OPV. Acabei por ir a "meio gás" nem a medo nem com a artilharia toda!
Nas entradas de novos títulos em bolsa também tenho uma estratégia que tem dado bons resultados... eu defendo que os sinais técnicos dados por um título, com histórico de negociação reduzido, são pouco fiáveis. Ainda assim, a partir do momento em que um título começa a negociar tem histórico e é passível de ser analisado tecnicamente! Assim, no primeiro segundo de negociação já temos quatro indicadores que me ajudam a definir a estratégia, preço de abertura, máximo, mínimo e preço do último negócio!
A minha estratégia passa por colocar um stop 2 a 3% abaixo do valor de abertura, se o título cair vendo imediactamente, mesmo que seja com menos valias, se subir vou mantendo à espera que haja um sinal de inversão. No caso da Ren acabei por manter até ao 5º dia (a parte especulativa do investimento, hoje ainda tenho uma parte que decidi manter a médio/longo prazo), no caso da Martifer vendi tudo na primeira meia hora... Convém relembrar que a minha entrada na EDP renováveis é especulativa, de curto prazo, se não o fosse a estratégia seria obrigatoriamente diferente, ainda assim só num caso muito especial prescindiria de um stop, embora a sua colocação fosse diferente em função sobretudo do prazo de investimento!
Boa semana e bons negócios
(1) Quando publiquei esta mensagem esqueci-me de indicar esta referência, a primeira vez que vi a expressão "Linha de aço" foi ao Ulisses Pereira, num forum de bolsa, provavelmente ainda antes do aparecimento do Caldeirão de Bolsa...