terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Psi20 - Momento decisivo

Tinha prometido actualizar a minha analise ao Psi-20 de forma mais regular e acabei por demorar ainda mais tempo a fazê-lo, tenho tido problemas de acesso à internet e isso tem-me dificultado muita coisa.
Desde a última análise muita coisa aconteceu, o índice acabou por quebrar em baixa a formação lateral em que se encontrava e acelarou a sua correcção, encontrando-se agora muito perto de uma zona que me parece decisiva para a manutenção do bull market. Entre os 11.400 pontos e os 12.000 encontramos alguns suportes importantes que, quanto a mim, formam a fronteira entre a manutenção do bull market e a entrada em bear market!
Obviamente o mercado português está muito dependente do que se passar nos mercados internacionais, e pode-se dizer que todos estrão muito dependentes do que vier a acontecer nos mercados americanos. Não acompanho de perto estes mercados mas pelo menos o S&P também se encontra numa zona decisiva, pelo que me parece que as próximas semanas serão decisivas para o futuro próximo dos mercados mundiais.
De referir também que uma coisa são os índices outra são os títulos e, na bolsa portuguesa, existem situações muito diversas, alguns títulos há muito que estão numa fase claramente bear mas a maioria dos pesos pesados do Psi-20 continua a não dar grandes sinais de fraqueza. A excepção é o BCP que já corrigiu quase 40% relativamente aos máximos atingidos em finais de Junho de 2007 (há pouco mais de meio ano!!) e que já há bastante tempo deu sinais inequivocos de que se encontrava numa situação difícil.
Assim, neste momento parece-me sobretudo que se deverão ter muitas cautelas, os mercados não fogem e é preferivel entrar mais acima do que entrar antes do tempo e apanhar com uma correcção violenta. Entradas só se justificam em títulos que ainda mantenham uma tendência de alta e, ainda assim, com cuidados adicionais e stops apertados... e nunca com todo o capital que temos disponível.
Boa semana para todos e bons negócios

Sem comentários: