quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Imaginem...

A bolsa portuguesa está em queda livre, com a banca a liderar claramente. O retirar do BES de negociação parecia poder estancar as quedas mas conseguiu fazê-lo apenas na sessão seguinte à comunicação da solução adotada.

Imaginem que as quedas da banca continuam fortes durante algumas sessões. Esperemos que isso não aconteça, é mau de mais para o país mas, porque interessa agora para o racioncínio que vou fazer, imaginemos que isso vai acontecer. Ao fim de uns dias será inevitável que alguém com "responsabilidade" venha dar a cara e acalmar os mercados. Quem é a pessoa indicada para o fazer? Esse mesmo em que estão a pensar, o Sr. Carlos Costa, governador do Banco de Portugal.

Imaginem agora o caricato da situação. O Sr. Costa na TV a dizer que está tudo bem com o BCP, BPI, e os outros, que esses bancos "estão sólidos", que "não há qualquer problema" pois os bancos estão "suficentemente capitalizados" e têm até "almofadas de capital suficientes para acomodar possíveis perdas". Pois, exatamente o mesmo que disse em relação ao BES, duas semanas antes dele mesmo apresentar publicamente a solução que passava pela falência deste.

Alguém ainda acha que este senhor tem condições para se manter no cargo?!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,

Tenho acompanhado os seus comentários no "caldeirão da bolsa" em relação á situação do BES e deixe-me que lhe diga o seguinte, se o sr não é parte interessada da mesma evite tanta lengalenga. È fácil quando se está fora.

Cumptos

artista disse...

Não duvido, nem sequer fujo a isso! Para quem está dentro será complicado. Mas eu já estive nesse lugar, não exatamente da mesma forma já passei por perdas avultadas nos mercados de capitais. E não tive outro remédio se não aceitar...

Em 2001/2 o BCP não faliu, mas eu perdi tanto ou mais, tanto em termos percentuais como absolutos, que muitos perderam agora no BES. Mas aquilo não faliu, as cotações continuram a variar, por isso o choque foi diferente, foi certamente menos violento, mas foi mais prolongado no tempo.

O mais importante é aprender a lição e fazer tudo para não voltar ao mesmo. Porque de uma coisa tenho a certeza, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, quem não apreder a lição e alterar o que tiver de alterar, vai voltar a estar no mesmo lugar que está hoje!

Quanto à lengalenga, não te preocupes, não demorará muito vou de férias para fora, nessa altura raramente terás de aturar a minha lengalenga... sendo certo que podes sempre escolher não ler o que escrevo! ;)

Abraço