domingo, 14 de outubro de 2012

Portugal Telecom

Depois de um período alargado de quedas fortes, a Portugal Telecom fez uma figura técnica de inversão, quando, no final de agosto, quebrou em alta o topo de médio prazo, na zona dos 3.70€. Depois dessa quebra, a PT iniciou um movimento de curto prazo que a levou até aos 4.10€, iniciando ai um movimento de correção que se tem prolongado já por algumas sessões. No movimento de quebra faltou apenas algum volume, o que pode ser explicado por se ter dado no mês de agosto, mês onde tradicionalmente os volumes são mais baixos!



Á partida, este movimento de correção deverá ser considerado como um teste da resistência anterior, confirmando-a agora como suporte, surgindo aqui uma boa oportunidade de entrada. A zona de entrada sugerida é relativamente alargada, por um lado entradas na parte superior do intervalo poderão significar um risco relativamente elevado (neste caso cerca de 6%), por outro nada nos garante que o título venha de novo à parte inferior do intervalo nos 3.65/70 (não está desenhada na imagem do gráfico). Convém esclarecer que aqui dependerá muito da forma de investir de cada um, podendo até justificar-se entradas a níveis superiores aos sugeridos. No meu caso, como já referi, costumo distribuir ordens de compra pelo intervalo, se a cotação vier à parte inferior terei um preço a rondar o preço médio da "zona de entrada", se apenas cair até à parte superior da zona de entrada ficarei com uma posição mais pequena do que a que inicialmente previa, ficarei com liquidez para aplicar noutros investimentos!


Assim os parâmetros de "trading" que sugiro são os seguintes:

Entrada: Entre os 3.65€ e os 3.80€
Stop: 3.55/60€
Objetivo de curto prazo: Entre 4.30/40€ 
Rácio risco/potencial: 1/5

Nota: No presente momento, tenho uma posição relativamente pequena na Portugal Telecom.

5 comentários:

JDoe disse...

Como estabeleces o intervalo do preço de stop?

artista disse...

Estás a perguntar-me como coloco o stop? O stop é um valor não um intervalo...

Eu coloco quase sempre o stop no ponto onde me parece que o meu raciocínio deixa de ser válido... ainda assim, embora já o tenha escrito várias vezes, convém dizer que eu não uso stops introduzidos no sistema, uso stops mentais, mas que nunca deixei de accionar. Só que o faço normalmente com um fecho abaixo do stop e não com um toque no intraday! Se quiseres lê o artigo sobre stops...

abraço

FILP disse...

Bom dia artista e parabens pelas analises,
Mediante estes sucessivos toques na resistencia nao sera esta capaz de ser quebrada,ou achas que ´´e a tal boa oportunidade de entrada que falas na analise feita?

Cumprimentos Marcio

artista disse...

Olá FILP, mantenho a análise e a sugestão. Os toques na resistência/suporte são oportunidades de comprar com pouco risco. E quando digo que tem pouco risco refiro-me ao facto de o stop estar próximo, o risco para as compras próximas dos 3.70, rondam os 3%!

A avaliação do risco aqui não tem a ver com a probabilidade de o stop ser accionado ser maior ou menor, essa, na minha opinião mantêm-se igual!

A estratégia geral que uso visa encontrar títulos que vão subir bastante, estando para isso disposto a correr alguns riscos. Se errar em 3 ou 4 casos e perder 3 a 5% em cada um deles, mas acertar num em que vou ganhar no mínimo uns 20% o saldo final será positivo. É nesta premissa que se baseia a minha estratégia!

Abraço

JDoe disse...

artista,

a próxima resistÊncia de curto prazo é À volta dos 3.9€ e a de médio prazo À volta dos 4.3€? ou estou a ver mal? :)