domingo, 10 de maio de 2009

Psi20 - Quase verdes...

As Bolsas estão imparáveis e neste momento o índice português está praticamente no verde, não alterei já a cor porque, como disse anteriormente, a zona de resistência está entre os 7000 e os 7300/7500. Seria preferível um movimento de correcção/consolidação nesta zona, para tornar tudo mais claro e para se conseguir encontrar pontos de entrada mais fiáveis, assim podemos estar a entrar a meio da viagem.


De qualquer forma não me surpreenderá se o movimento de subida se prolongar, até penso que é o mais provável, a tendência de curto prazo é clara de alta, firme e com força... não vale a pena tentar encontrar topos, da mesma forma que não valia a pena tentar encontrar fundos quando isto caía...
Tenho alguma pena de não ter aproveitado este movimento, apenas fiz o trade na EDPr com ganhos pouco significativos, sobretudo se tivermos em conta o movimento que o mercado fez nas útimas semanas! De qualquer forma os mercados não fogem e se não encontrar um título onde consiga definir uma estratégia que ache coerente não entro...

Se já estivéssemos definitivamente em Bull Market não teria receio de entrar em alguns "combóios a meio da viagem", colocando um stop que, não tendo grande lógica, serviria para limitar as perdas. De certa forma o periodo que vivemos até tem um pouco disto, títulos em que provavelmente faz algum sentido este tipo de estratégia... se não a usei foi apenas porque estou numa fase de muito pouca disponibilidade e sei que os mercados não acabam de um dia para o outro, se vier ai um novo Bull há muito tempo para ganhar dinheiro!

No entando convém não esquecer que este movimento poderá ser apenas uma Bear Market Rally, mesmo que não seja, é sempre importante definir estratégias antes de entrar no mercado.
E por hoje fico-me por aqui...

abraços e boa semana para todos

4 comentários:

Pedro Soares Lourenço disse...

Viva, artista; estou sensivelmente no mesmo barco que tu.
E o dia de hoje, o que achas? Alterá de alguma forma a tua visão?

artista disse...

Olá Pedro,

Não alterou em nada, até reforçou a importância desta zona (7000/7500) onde o ìndice corrigiu... se voltar a atacar os máximos deste movimento e os quebrar o meu sistema passará a verde, se isso não acontecer manter-se-á laranja e poderá mesmo voltar ao vermelho...

Eu nunca tento prever o futuro, a minha análise pretende encontrar os pontos importantes de definem as tendências. Estes dados são fundamentais para o meu posicionamento no mercado...

abraço

Pedro Soares Lourenço disse...

Viva artista..., "quase verdes"..., de raiva... ;)

Os 7000 - no momento em que escrevo - já lá vão...

...Então e agora ;) o Ulisses, lá no sitio do costume, aponta os 6800 como possivel paragem do movimento iniciado na passada segunda (aliás há ali um gap por encerrar).

[Afirma ainda que a tendencia de curto prazo ainda é de subida. Aqui já não sei se concordo...]

Um abraço

artista disse...

Olá Pedro, a tendência de curto prazo ainda é de subida, a de curtissimo prazo é que é de baixa... isto é um bocado difícil de perceber mas é assim, não há garantias de nada, são dados concretos mas na prática, na negociação, há muita coisa para definir...

Eu não faço a mínima idéia até onde isto vai corrigir, apenas olho para o gráfico e identifico os tais dados que me permitem entrar ou não nos mercados...

Mas, como disse, há um dado que se tornou agora mais importante, esta zona dos 7300/7500 pontos será decisiva para a inversão da tendência dominante do mercado... se isso vier a acontecer isto passará a verde e é nessa altura que devo entrar fortemente nos mercados...

Mas podemos ir fazer novos mínimos e poderemos daqui a uns meses estar a fazer este mesmo raciocínio para valores mais baixos...

A minha estratégia não passa por entrar nos fundo e sair no topo, o importante é manter-me fora dos mercados nas fases bear e entrar nas fases bull... isso por si só facilita-me muito a vida e garante-me um retorno muito interessante!!!

abraço