sábado, 26 de janeiro de 2008

Psi20 – Volatilidade alta

Desde a última análise o índice português acabou por fazer uma correcção violenta e reagir em alta corrigindo as fortes quedas que efectuou nas 10 sessões anteriores em que o psi20 caiu (entre o máximo e o mínimo) mais de 2000 pontos, ou seja, cerca de 16%! Embora seja sempre muito difícil, e arriscado, tentar encontrar estes pontos de inversão, esta correcção em alta era espectável dada a rapidez e dimensão das quedas registadas, no entanto é apenas uma inversão de curtíssimo prazo, não há ainda nada que nos dê qualquer segurança que os índices bateram no fundo, pelo contrário, a tendência mantêm-se de queda e registou-se até uma aceleração dessa tendência! Como tinha referido na análise anterior, os 11400 pontos eram importantes para o índice português e, este nível, foi quebrado de uma forma inequívoca, violenta mesmo! Podemos encontrar outros suportes mais abaixo mas, enquanto a tendência se mantiver de baixa e o medo permanecer no mercado, isso será um exercício que me parece pouco importante, da mesma forma que não me parece relevante tentar encontrar resistências quando um título está em forte alta… Neste momento estou mais inclinado para que o índice venha ainda recuperar mais um pouco, já que as quedas foram muito fortes e o mercado precisa de “assimilar” estes preços mas, mais uma vez, parece-me que o que é realmente importante perceber é que os riscos de uma entrada a estes níveis são bastante altos, sendo mais seguro esperar por uma figura de inversão mais segura. Embora não nunca tenha investido com posições curtas, neste momento é mais lógico orientar estratégias nesse sentido já que, como já referi, a tendência dominante é claramente de baixa. No entanto há que ter alguns cuidados com este tipo de posições, sobretudo para quem nunca as utilizou. Bons negócios!

3 comentários:

Anónimo disse...

Na tua opinião ainda vamos fazer novos mínimos? Quanto tempo é que pensas que os mercados vão continuar em baixa?

obrigado

artista disse...

São duas perguntas para as quais não tenho respostas...

Apenas observo uma tendência de queda e sei que nestas alturas devo ficar de fora e não entrar enquanto não fizer uma ficgura de inversão com alguma segurança.

De qualquer forma não invisto nos índices por isso pode acontecer que algum título venha a desenhar uma figura de inversão antes do índice...

Bons negócios

Anónimo disse...

Boa tarde,

Gosto de ler os teus artigos aqui e posts no caldeirão. Começo por dizer que não domino a temática das bolsas, e agora com 40 dele é que me deu para investir na edpr. Mas o que dizes é sensato para uma pessoa como eu.
Tenho lido os artigos e comentários
porque acho que vou a tempo de aprender alguma coisa.

Gostava de de perguntar algumas coisas (baseadas em artigos e foruns que li ultimamente):

Se os movimentos das bolsas são ciclicos, tipo sobe e desce, porque é que faz sentido investir a longo prazo? Nada garante que uma accção daqui a 3 anos não tenha o mesmo valor que tem hoje, depois de ter subido 30 % e descido 45, não é?

Já notei que dás muito relevo ao comportamento do indice psi 20. Tenho a noção que não entras no "jogo" de curto e médio prazo, enquanto ele não ultrapassar a barreira? dos 11 400 pontos.

Não pode haver um ou mais títulos que tenham um comportamento diferente do psi 20 e que sejam boas apostas no curto e medio prazo?

Ou devemos basear-nos sempre na força ou não do indice para tomarmos decisoes de investimento?

Um abraço,e desculpa as mais que provaveis barbaridades de iniciante!

Jesse James